Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

sexta-feira, 28 de março de 2008

I Reis capitulos 17 e 18

Capitulo 17

Elias, um dos grandes homens do SENHOR, começa aqui a batalha entre um povo e um homem. Um povo que decidiu seguir a "deuses" estranhos provocando a ira de DEUS e um homem que houve a palavra de DEUS e aceita o desafio.
Ele chega ao rei e diz que não haverá chuva. Fico pensando como aqueles homens poderiam ter ridicularizado o prenuncio do profeta, achando que a falta chuva poderia ser apenas uma estiagem.

Neste capitulo, DEUS demonstra seu poder e seu cuidado para com aqueles que ouvem e obedecem sua Palavra.
Primeiro ele pedi para que ele se refugie junto à torrente de Queribe, onde ele seria alimentado por corvos. Isto mesmo corvos levava pão e carne para Elias, pela manhã e ao anoitecer.
Incrível??? Não para DEUS.

Quando a torrente secou, DEUS pediu para ele ir a Serepta, e ali ele seria sustentado por uma viuva.
Viuva que tinha um filho, um punhado de farinha e um pouco de azeite numa botija.
Encontramos Elias confortando esta mulher:
v13 Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele pra mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, fará para ti mesma e para teu filho.
v14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra.
No meio da excasses e DEUS suprindo aqueles que o ouve.

O filho desta mulher morre, ela se desespera, normal. Mas porque isto, qual o motivo, qual a intenção de DEUS deixar o filho desta mulher, e a deixando só???
Pois Elias ressuscita aquele menino, rogando este favor do SENHOR e pela declaração da mulher sabemos o motivo deste acontecimento.
v24 Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de DEUS e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.
A autoridade de Elias deveria ser confirmada, por conta da grande batalha que se seguiria.

Capitulo 18

Muito tempo, é assim que começa o capitulo, três anos se passaram e nada de chuva. Acredito que agora eles sabiam que não era uma obra do acaso.
Elias, encontra com Obadias, interessante este homem.
Obadias era um servo fiel no meio de uma nação corrompida. E sustentou cem profetas do SENHOR. Fico pensando como??? Já que há três anos não chovia, havia falta de alimento e agua, mas ele conseguiu esconder todos estes homens e ainda sustenta-los. Como?? A resposta é DEUS.

Elias convoca um disputa, os quatrocentos profetas de Baal versos Elias, encontro, monte Carmelo.
O desafio era, fazer um holocausto, sacrificar um cordeiro e invocar o nome de seu deus, aquele que mandasse fogo do céu era o deus verdadeiro.
Os profetas de Baal de manhã até ao meio dia clamaram, gritaram, se retalhavam com facas e lancetas (vi isto na televisão algum tempo atrás, e era uma pratica condenada pela lei hebraica). Mas não houve resposta nem atenção alguma.

Elias já debochava deles, e disse agora sou eu. (permita um pouco de sarcasmo aqui).
Ele monta o holocausto, faz um grande rego d'agua em volta. Faz o holocausto com doze pedras segundo as tribos de Israel, imola o cordeiro, manda derramar quatro cântaros sobre o holocausto. Escreverei suas palavras:
v36 ... Ó SENHOR, DEUS de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és DEUS em Israel, é que eu sou teu servo e que, seguindo a tua palavra, fiz todas estas coisas.
v37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és DEUS e que a ti fizeste retroceder o coração deles.
Resposta do SENHOR:
v38 Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.
Resposta do povo:
v39 O que vendo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é DEUS! O SENHOR é DEUS!
Os profetas de Baal são mortos pelo povo. Todos quatrocentos?? Sim. Crueldade?? Não, Santidade e Justiça de DEUS.
Temos já escrito longas linhas falando como este povo vem provocando o SENHOR a ira, ao ponto de fazer com que a idolatria a Baal se tornasse a religião de todo Israel.
DEUS apenas purificou seu povo.

Elias ora, e eis que a chuva volta a cair sobre a terra de Israel.

Deveríamos estar atentos pela falta de caso com as coisas do SENHOR, porque ele cobrará com muito rigor.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte Abraço

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

"No meio da excasses e DEUS suprindo aqueles que o ouve."

é verdade, para nosso Desu excasses não é miséria, apenas uma oportunidade de realizar proezas.