Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

II Samuel capitulos 4, 5 e 6

Capitulo 4

Dois homens matam Isbosete, Baaná e Recabe. Não foi uma morte em guerra, numa batalha, mas foi uma morte a traição. Provavelmente sabendo que Davi reinaria sobre Israel, acreditavam que matando o rei, encontrariam marce diante de Davi. Mas como eram homens que desconheciam os propósitos de DEUS, acabaram sendo despedaçados pelos homens de Davi.

Capitulo 5

Finalmente Davi é ungido rei sobre toda Israel, o reino do sul e do norte, interessante que já havia esta divisão.
Conquista a cidade de Jerusalém, habitada pelos jebuseus, povos que deveriam ter sido expulsos na conquista da terra. E como era um ponto importante para a ligação do reino, Davi conquista e começa edificar sua cidade.
Outros reinos reconhecem e reverenciam o reinado de Davi, que se sente confirmado no reino, mas vemos também sua fraqueza nos versos 13 a 16, mais filhos, mais mulheres. DEUS nunca deixa um pecado impune.
A vitória de Davi sobre os filisteus descrita aqui (17-25), é muito interessante. Ele consulta o SENHOR, e recebe a aprovação para subir contra os filisteus. E numa próxima investida, o SENHOR muda a estratégia da luta.
Todos queriam saber o motivo das vitórias de Davi, eis a resposta, O SENHOR.

Porque temos derrotas, será que não esta faltando consultar o SENHOR???

Capitulo 6

Davi resolve trazer a arca do SENHOR, o símbolo da presença de DEUS, o trono do Altíssimo na terra.
Os bois tropeçam, a arca ia cair, o que fazer??? DEUS disse que ninguém poderia tocar nela, e que deveria apenas ser carregado pelas varas na argola. Uzá, na maior das boas intenções tenta apoiar a arca. Resultado, morte de Uzá.
DEUS é severo demais??? Nunca, desde que ele já tem estabelecido os parâmetros, mas o homem tenta por todas as maneiras se justificar ao transgredir a palavra de DEUS.
Após um período de benção na casa de Obede-Edom, assim é a presença do SENHOR, para aqueles que respeitam seus mandamentos, Davi decide leva-la para Jerusalém.
Davi, dança se alegra no meio do povo. Eis que sai de dentro de sua casa uma critica, Mical sua esposa filha de Saul, repreende Davi pela sua atitude.
Aqui temos um ponto difícil, Mical esta com ciúmes de Davi, e por isto não compartilha com ele deste momento de glória, errada sua atitude. Por outro lado temos um homem que não resiste a uma bela mulher. E o resumo da história é, por este aborrecimento, Mical nunca teve filhos. Triste fim, mas os homens colhem o que planta.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM SEMPRE RAZÃO"

Forte Abraço

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

II Samuel capitulos 1, 2 e 3

Capitulo 1

Em continuação ao primeiro livro, Davi volta de sua batalha, e a guerra entre os filisteus contra israelitas teve também seu final com a derrota dos israelitas com a morte de Saul e seus filhos.
Davi recebe a noticia de um amalequita, que na tentativa, pensando ele, que agradaria em falar que foi ele quem matou a Saul, acabou sendo despedaçado por Davi. Não podemos dar brecha ao pecado.

Capitulo 2

A tribo de Judá, aclama Davi como rei. Abner faz Isbosete (unico filho ainda vivo de Saul) rei sobre as demais tribos de Israel (que eram doze).
Temo a primeira guerra civil em Israel (12-17), Davi vence, não seria diferente já que DEUS já havia ungido ele como rei.
Cria-se uma rixa entre Joabe, comandante de Davi, contra Abner, comandante de Isbosete.

Capitulo 3

Um desentendimento de Isbosete e Abner, fez com que este fosse a Davi e firmasse um pacto com ele, reconhecendo de que ele seria rei sobre toda Israel.
Mas Jaobe, respirando vingança, pelo fato de Abner ter matado seu irmão(2:18-23), mata Abner a traição.
Quero deixar para comentar por ultimo, a familia de Davi descrita nos versos 2-5. Neste trecho vemos seis filhos de seis mulheres diferentes. DEUS nunca aprovou este tipo de relacionamento e nunca vai aprovar, isto vai custar caro a Davi por esta fraqueza de sua vida.

Meu caro amigo leitor, todos nós temos fraquezas, por isto devemos vigiar e orar. "Aquele que pensa estar de pé, cuide para que não caia."

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte Abraço

Habacuque 2: 1,2 e 3

"OS ATRASOS DE DEUS"

Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei ao meu pedido. Se tardar , espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Habacuque 2:1,2,3
Normalmente para o ser humano uma das coisas mais dificil é ter que esperar, não gostamos de esperar, não sabemos esperar. vivemos em dias que tudo o que queremos tem que ser para ontem. quando temos que esperar, muitas vezes nós sofremos e nos afligimos, questionamos a Deus, achamos que Deus se esqueceu de nós como o salmista no salmo 13,1,2 quando ele diz: ATÉ QUANDO, SENHOR? ESQUECER-TE-AS DE MIM PARA SEMPRE?
Achamos que Deus esta demorando e na nossa precipitação muitas vezes agimos sem esperar a resposta de Deus. Ai vem as consequências das nossas desições apressadas e ainda temos a coragem de culpar a Deus porque as coisas não sairão como nós esperavamos.
Nesses dias de tanta agitação e correria, é de suma importancia nós colocarmos na nossa torre de vigia e como um verdadeira sentinela vigiar-mos para ver o que o Senhor dirá, que resposta teremos ao nosso pedido.
Temos que aprender a nos colocarmos na presença de Deus apresentando os nossos pedidos e também aprendermos a esperar pela resposta, mesmo quando julgamos que esta demorando.
O SILÊNCIO DE DEUS NÃO SIGNIFICA QUE ELE NÃO ESTA AGINDO, ELE SIMPLESMENTE TEM OS SEUS MEIOS DE AGIR QUE É DIFERENTE DOS NOSSOS, DEUS USA CAMINHOS DIFERENTES PARA QUE OS NOSSOS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS O TEMPO DE DEUS TAMBÉM É DIFERENTE DO NOSSO. DEUS VÊ AS COISAS DE UMA PERSPECTIVA DIFERENTE. ELE VISA SEMPRE O NOSSO BEM ESTAR ESPIRITUAL O Senhor responderá no seu tempo e a sua maneira , no versículo 2 Habacuque diz: RESPONDEU-ME O SENHOR E DISSE.
Davi no Salmo 40,1 diz ESPEREI COM PACIÊNCIA NO SENHOR, E ELE SE INCLINOU PARA MIM.
Mesmo Habacuque depois de se colocar na sua torre de vigia ele teve que esperar.
Aprendamos a esperar no Senhor aprendamos a esperar pelo SENHOR.
SE TARDAR ESPERA-O PORQUE CERTAMENTE VIRÁ , NÃO TARDARÁ,TUDO TEM UM TEMPO DETERMINADO POR DEUS INCLUSIVE OS NOSSOS PEDIDOS E AS SUAS RESPOSTA.
Reginaldo de Jesus Vieira

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

I Samuel capitulos 27, 28, 29, 30 e 31

Capitulo 27

Davi volta para o rei Aquis, uma associação nada boa, os filisteus eram inimigos de Israel.
O rei filisteu, acreditava que Davi, estava disposto a virar-se contra Saul.
Isto muitas vezes pode acontecer quando estamos andando com pessoas que não caminham em conformidade com a palavra de DEUS (Salmo 1). E acabam nos associando a eles ("Diga-me com quem tu andas que direis quem és) "As más conversações corrompem os bons costumes".

Capitulo 28

Este é um capitulo de discórdia. Foi Samuel ou não que apareceu a Saul, quando ele procurou a médium em En-Dor???
Olha, diante destas coisas, como é o caso de Genesis 6, eu digo uma coisa, temos que nos ater ao ponto principal. Neste caso é o fato de Saul ter sido rejeitado por DEUS, não neste capitulo, mas em capitulos anteriores quando ele desobedeceu a DEUS. E ao invés dele ter uma atitude de arrependimento, ele cava cada vez mais sua cova. Em mais uma atitude de desobediência a DEUS, ele procura invocar os mortos, atitude condenada por DEUS (Deuteronômio 18:9-14).
Sobre este assunto se alguém quiser poste um comentário.
Bom, para ver como aquela mulher, mostrou realmente ser uma enganação, quando ela viu o suposto Samuel, ou realmente verdadeiro, muito se assustou, porque é algo que ela nunca tinha visto.

Capitulo 29

Aquis, acredita que Davi, será seu servo para sempre, mas os outros príncipes dos filisteus desconfiam dele. O rei filisteu resolve mandar ele embora, que bom para ele.

Capitulo 30

Em sua volta, ele encontra os amalequitas, estes que Saul deveria ter exterminado, vamos dizer fazendo a festa, tanto nas terras dos filisteus quando dos israelitas. Lembrando que estes dois povos estavam postos para guerra.
Entre as cidades saqueadas, estava as terras que Davi estava morando, levaram entre outras coisas as crianças e mulheres.
Após consultar o SENHOR sobre o que deveria fazer, algo que Saul deveria fazer, Davi deveria fazer sempre, e nós também. Ele sobe contra os amalequitas, livrando e trazendo todos e tudo de volta.
Neste capitulo (21-31) Davi estabelece a lei da divisão dos despojos, que deveriam ser em partes iguais entre os que guerreiam e guardam as bagagens.

Capitulo 31

Enquanto isto, filisteus e israelitas se enfrentam. E a palavra de DEUS se confirma, morre neste dia Saul e seus filhos. Cortaram suas cabeças e expõe seus corpos, que mais tarde são resgatados para um enterro decente.
E o livro de I Samuel termina com uma derrota do povo de DEUS, mas esta obra não termina por aqui, existe um segundo volume, que iremos contar em dias posteriores.
Mas não se esqueçam que o povo chegou neste ponto, pelo fato de terem se afastado de DEUS e não querer que Ele reinasse mais sobre eles, preferindo que um homem pudesse ser o vosso rei.

Será que o amigo leitor, não tem deixado que outras coisas assumam o lugar que deveria ser de DEUS????


E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO".

Forte abraço.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

I Samuel capitulos 24, 25 e 26

Capitulo 24

O SENHOR demonstra que Saul esta errado ao perseguir Davi, e o coloca vulnerável diante de DAVI, de onde ouvimos as seguintes palavras:
6 O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é ungido do SENHOR.
Sobre este capitulo quero dizer, toda autoridade só é revestida de poder se for da permissão de DEUS. Não se queixe dos governos, prefeitos, presidentes, liderança da igreja, se o SENHOR permitiu, ele também pode remover. Ao SENHOR pertence a vingança.

Capitulo 25

Samuel morre, deve ter sido uma grande perda, justamente DEUS havia voltado a falar com seu povo, depois deste outrora jovem.
Nabal, o estúpido, paga com mal, a benevolência cedida por Davi anteriormente. Era um homem conhecido como sendo um homem de Belial, tenha certeza meu caro amigo leitor, não era boa coisa.
Davi, não admite a forma como tratarão seus homens, e investe contra ele, mas eis que este homem Nabal, tem uma mulher, conhecida por ser sensata e formosa. Ela procura interceder por seu marido, apesar dele não merecer, Davi abaixa sua mão que estava pronta para derramar sangue. E mais uma vez o SENHOR julga a causa dele, e Nabal veio a morrer, não podemos dizer que foi propriamente de forma natural (36-38).
Ao lermos o Velho Testamento encontramos servos de DEUS, servos como Abraão e Davi, que tomaram certas atitudes, mas que não foram aprovadas por DEUS, e entre elas temos o fato de Davi tomar Abigail como esposa.
Alguém poderia dizer, "Mas Saul deu sua esposa Mical a outro", será que um erro justifica outro??? Existe justificativa para o pecado?? Mais tarde vamos ver as conseqüências deste tipo de atitude.

Capitulo 26

Mais uma vez Saul, contrariando o que ele tinha pactuado com Davi no capitulo 24, mais uma vez busca mata-lo. Mas o SENHOR demonstra a sua aprovação por Davi e a reprova por Saul.
Davi entra milagrosamente entre o povo que dormia em redor de Saul, passa pelos soldados, e pega a lança e o cantil de agua, que estava junto a cabeça de Saul, e leva consigo. Já a distancia, chama por Abner, comandante de Saul, e mostra como ele não pode guardar ao rei. Saul poderia ver naquele momento que o unico que pode realmente proteger o homem é DEUS. Mesmo ele tendo firmado um compromisso com Davi, vamos ver que Saul não aprendeu a lição.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte Abraço