Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

sábado, 16 de fevereiro de 2008

I Samuel capitulos 21, 22 e 23

Capitulo 21

Em rota de fuga, esta seria a expressão para o momento vivido por Davi. Uma pena que o jovem vitorioso em sua experiência com DEUS, tenha perdido a visão daqueEle que em capitulos anteriores, reconhecia como sendo o seu libertador e que trazia vitória sobre ferozes animais e o incircunciso que afrontava Israel.
E nesta rota de fuga, ele mente, toda mentira é injustificável, vemos no decorrer do capitulo que isto custou a vida dos sacerdotes e dos habitantes da cidade de Nobe.
Mas podemos tirar uma lição da do ocorrido nos versos 1 a 9. Que DEUS valoriza muito mais a vida humana, do que ritos religiosos. Para preservar a vida de Davi e seus homens, eles comeram dos pães santificados, ensinamento este que o próprio SENHOR JESUS usou mais tarde para explicar o porque os discípulos estava colhendo espigas no sábado (Mc 2:23-28).
Nos versículos 10 a 15 vemos um homem chegando ao limite do medo, para fugir de Saul ele desce a terra dos filisteus, e se passo por louco, temendo aqueles homens. OH!!! homem porque duvida de seu DEUS?? Somos diferentes??

Capitulo 22

Na continuação de sua jornada em fuga, Davi encontra refugio em uma caverna e nas terras de Moabe. Mas não era ali que DEUS queria ele. Davi deveria ser o sucessor de Saul no trono, um profeta de Gade, diz "Não fiques neste lugar seguro, vai e entra na terra de Judá.", Davi deveria tomar posse ao posto que DEUS o colocou.
Será que isto te lembra algo?? Se você já é um filho de DEUS, salvo pela obra expiatória de Cristo, você tem vivido como uma pessoal em tal posto??
Um dos sobreviventes da matança de Saul(6-19), refugiasse com Davi, alias muitos, os mais carentes e necessitados, os rejeitados foram ter com Davi, até lembra o SENHOR JESUS. Este era um sacerdote, pronto aos poucos Davi vai montando seu reinado, agora ele tinha um sacerdote junto a si, enquanto Saul se afastava cada vez mais de DEUS, mesmo que usando seu Santo Nome em vão.

Capitulo 23

Eis um povo em aflição, Queila. Saul estava tão cego em perseguir Davi, que descuidava de seu povo. Os filisteus oprimiam aquele povo, como em todo reinado de Saul, eis que o fugitivo Davi vai salva-los. Mas não pode ficar ali, visto que Saul estava disposto a entra naquela cidade para matar a todos e pegar Davi.
Para proteger o povo ele foge e anda pela região montanhosa e deserto, encontra-se com Jônatas, que afirma a aliança com ele. Jônatas sabia que seu pai estava errado perseguindo um inocente. Mas se despediram pela segunda vez.
As coisas não estavam fáceis para Davi, ele não encontrava acolhida entre o seu povo, mesmo por tudo que ele já havia feito. Mas DEUS impediu que Saul encontrasse com Davi.
O SENHOR JESUS, veio para os seus e os seus não o receberam(Jo 1:11-12), um profeta não tem honra em sua própria cidade. O SENHOR foi rejeitado, como é hoje, mesmo tendo morrido na cruz. Mas ele sempre esta disposto a receber, aqueles que estavam longe e os necessitados.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte Abraço

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

I Samuel capitulos 19 e 20

Capitulo 19

O desejo de Saul, matar Davi, cresce a cada capitulo. Jônatas intercede por ele junto a seu pai, Mical, esposa de Davi, engana seu pai para livrar-lo, DEUS livra Davi da morte, e Saul não percebe a vontade DEUS.
O espirito maligno que se apodera de Saul nada mais é do que sua própria cobiça, um sentimento de inveja e orgulho.
Cuidado para que não nos apossemos de sentimentos que nos transforme em pessoas que não mais percebemos o desejo de DEUS.

Capitulo 20

Com o desejo de Saul em matar Davi, coloca Jônatas em uma posição muito difícil. Escolher entre seu amigo intimo e seu pai, ele houve de Davi:
3c ... apenas há um passo entre mim e a morte.
Com certeza ele faz referência as oportunidades que Saul teve em mata-lo e como a morte esteve próxima.
A indignação de Jônatas, estava com o fato de seu pai querer matar alguém que não cometeu nenhum pecado. Será que temos o mesmo sentimento ao lembrar que JESUS morreu mesmo não tendo cometido pecados???
Jônatas firma sua amizade com Davi, e coloca seu pai aprova, ao verificar a veracidade do desejo maligno de seu pai contra a vida de seu melhor amigo, a atitude dele foi de avisar Davi e livra-lo.
Mas neste capitulo acontece a primeira despida dos dois amigos.

Meu caro leitor, temos muitas decisões a tomar, mas fique atento aos próximos capítulos, porque teremos que fazer escolhas entre coisas que podem ser muito preciosas para nós, mas que será necessário abrirmos mão.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

I Samuel capitulos 16, 17 e 18

Capitulo 16

DEUS chama Samuel para escolher o sucessor de Saul, e envia a casa de Jessé (1-13), onde encontramos um dos versos mais citados na Bíblia:
7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atendes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
Eis que vem o mais novo, o pastor de ovelhas, o oitavo filho de Jessé, Davi, o escolhido de DEUS ungido para ser rei sobre Israel (13).
Deste momento em diante, o ESPIRITO SANTO DE DEUS, atuou permanentemente em Davi(17), ele deixou de agir em Saul.
Como temos motivos de dar graças a DEUS, porque hoje todos aqueles, que são salvos são ungidos pelo Espirito Santo e ele vem habitar no cristão permanentemente como o selo da salvação.
Uma vez que o ESPIRITO SANTO, deixou Saul, lembrando que o motivo foi o fato dele ter desobedecido a Palavra de DEUS. Eis que eles chamam Davi, por ser conhecido como ótimo tocador de harpa. E Saul era acalmado pela musica. Devemos atender a isto, se não estivermos cheios do ESPIRITO SANTO, damos brecha para que outra coisa ocupe nossa vida.

Capitulo 17

O famoso confronto Davi versus Golias. O gigante (cerca 3,50 metros) afronta aos israelitas.
Davi vem do campo para entregar, vamos dizer uma merenda para seus irmãos e o capitão de mil. Ele ouve Golias, afrontando o exercito de Israel, e diz:
26c Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exercitos do Deus vivo?
Ele se dispõe ao combate contra o filisteu, Saul tenta fazer com que Davi use sua armadura, pobre mancebo, ele mal conseguia andar.
36 O teu servo matou tanto leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do DEUS vivo.
37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.
Davi se arma com cinco pedras, daquelas que se encontra em córregos, e seu estilingue e foi para a batalha.
Golias, desprezou Davi, um mocinho, com um cajado e algumas pedras??? O amaldiçoou em nome de seus deuses, eis a resposta de Davi:
45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o DEUS dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há DEUS em Israel.
47 Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque o SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossa mãos.
E ambos correram para o encontro fatal, de Golias, Davi acerta uma pedra, na única brecha da armadura do gigante, na testa, de tal maneira que a pedra afundou na sua fronte. O resto vocês leram no texto acima.
Os filisteus, tremeram, e os israelitas se encheram de coragem, e perseguiram seus inimigos e "vitoriaram".
Davi, pega a própria espada de Golias e corta-lhe a cabeça e leva como troféu pela vitória a Saul, que o incorpora ao seu exercito como um dos generais.

Capitulo 18

Davi e Jônatas é uma daquelas amizades incríveis, irmão de alma, como falta amizades assim hoje em dia.
Verso 6 e 7 vemos pessoas que falam demais, e inspiram a Saul sua revolta e inveja a Davi, um sentimento que corrompe a alma humana, e só faz com que ele entre em um profunda decadência em sua vida. Ainda mais que ele via que o ESPIRITO DO SENHOR era com Davi, e era bem sucedido em tudo que fazia. Todo povo amava Davi.
Saul procurava matar Davi, e usava de astucia para isto, e tentou usar sua filha (premio pela vitória sobre Golias). A intenção dele era dar Merabe por esposa a Davi, mas Mical o amava.
Como exigencia pelo casamento, visto que Davi não poderia pagar um dote, Saul pediu cem prepúcios.
Davi, venceu 200 filisteus e trouxe a exigencia de Saul e se casou com Mical. E quanto mais Davi vencia, mais Saul se irava contra ele, ao ponto que nem a musica o acalmava mais.

Tome cuidado meu caro amigo ouvinte, para que sentimentos ruins encham o seu coração ao ponto de que nada o apague.

E lembre-se: "A BIBLIA TEM RAZÃO"

Forte Abraço

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

I Samuel captiulos 14 e 15

Capitulo 14

Iniciamos o capitulo lendo sobre a coragem de Jonatas, filho de Saul, e seu escudeiro, na investida contra os filisteus, principal inimigo do reinado de Saul.
Pediram um prova de DEUS de que seria sua vontade aquela ação (8-12), obtendo a confirmação, arremessaram contra a guarnição e desencadeando acontecimentos que trouxeram a vitória de Israel sobre seus inimigos.
Vitória esta, que não foi maior, pelo fato de seu pai, ter novamente agido precipitadamente, convocando um jejum ao povo em pleno estado de guerra. Como Jonatas não ouviu tal juramento, porque estava na guerra, ele provou mel.
Saul consultou ao SENHOR, incrível mas aconteceu, e não obteve aprovação para continuar perseguindo os filisteus, e soube que o motivo era a transgressão de Jonatas ao juramento, este mesmo juramento que fez o povo pecar comento animais com sangue (24-35).
Mas no verso 45, o povo impede que Saul tente contra a vida de seu filho, demonstrando não só a desaprovação do povo contra tal atitude como também DEUS.

LEITORES CUIDADO COM JURAMENTOS IMPENSADOS, VOCÊ NÃO É OBRIGADO A FAZE-LOS MAS SIM CUMPRI-LOS.

CAPITULO 15

Este capitulo é o "estupim" para o fim do reinado de Saul.
Ele recebe mandato claro para a exterminação de tudo que fosse dos amalequitas (que simboliza o pecado), deveria ser completo, impetuoso sem nada sobrar (assim devemos fazer com o pecado).
Mas Saul (rei), permite e corrobora, para que o povo tome despojos e poupe o melhor dos amalequitas, inclusive seu rei(Agague).
Enquanto eles voltam da batalha, DEUS comunica a Samuel, que Saul não será mais rei de Israel.
A alegação de Saul (que joga a culpa toda no povo, como se ele não fosse o comandante) era que trouxeram o melhor para adorar a DEUS(a vontade de DEUS era que destruisse).
Veja a resposta a esta alegação:
22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrificios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.
26 Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, pra que não mais sejas rei sobre Israel."
Saul ainda tentou forçar que Samuel viesse com ele, puxando seu manto, que rasgou (27-28). Por fim Samuel foi com ele, e diante de Agague, que já estava até pensando que não mais morreria,
Samuel despedaça Agague, despedaça??? Sim despedaça (32-35).

Meu caro amigo leitor devemos ser radicais com o pecado, e zelosos com a Palavra de DEUS. Se não formos rigorosos com o pecado ele será conosco, por isto devemos procurar cumprir todos os mandamentos de DEUS, quanto mais conhecemos as escrituras menos erramos (Marcos 12:24).

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

I Samuel capitulos 11, 12 e 13

Comecei um plano de leitura, iniciando no livro de Juizes.

Mas como decidi começar o blog só agora, vocês vão pegar meus pensamentos no meio da leitura.

Estou no livro de I Samuel. Este foi o primeiro livro que li inteiro na Biblia, quando tinha 13 anos.

I Samuel

Capitulo 11

Neste capitulo, o recém ungido rei, Saul, tem sua primeira vitória, contra os amonitas.
Foi uma confirmação da unção de Samuel sobre Saul, visto que alguns não deram crédito na sua escolha.
Mas vamos lembrar, que o povo de Israel escolheu ter um rei sobre si, como as outras nações, negando os atos de DEUS em suas vidas, simplesmente esqueceram com o passar do tempo, tudo que ELE havia feito, mesmo que eles fossem subjugados e tivessem que pagar tributos e dar o melhor ao rei.
Decidiram ter um rei, ao invés de DEUS reinar sobre eles.

Capitulo 12

Samuel decidi deixar o seu cargo, que ocupava julgando a Israel. Mas antes ele coloca a prova se em alguma coisa ele havia defraudado o povo, eles juraram perante o SENHOR, que em nada ele defraudou ou oprimiu.
O sacerdote Samuel, que desde pequeno servia na Casa do SENHOR, faz o povo lembrar do seu período que ele julgou a Israel, e também de todos os feitos de DEUS. Lembrando-os que DEUS os tirou do Egito, em que eles serviam, e trouxe vitória sobre os seus inimigos.
Então Samuel, mostrou ao povo como DEUS, não aprovou a atitude de Israel. O sacerdote invocou o SENHOR e houve chuva e trovões, o povo tremeu e temeu, e viu o mal que fizeram.
Eis a resposta de Samuel:
20 Então, disse Samuel ao povo: Não temais; tendes cometido todo este mal no entanto, não vos desvieis de seguir o SENHOR, mas servi ao SENHOR de todo o coração.
21 Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vâs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são.
22 Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desaparará o seu povo, porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo.
23 Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.
Vendo a atitude do povo de Israel, menosprezando e esquecendo as bençãos e o livramento do SENHOR, percebemos que não são muito diferente de nós, mas erguemos nossas mãos ao céus, porque nosso DEUS é um DEUS rico em misericórdia, e jamais abandona seu povo.

Capitulo 13

Neste capitulo temos Saul em sua segunda investida, agora contra os filisteus.
E vemos sua primeira rejeição.
Mostrando que os fins não justificam os meios.
O holocausto deveria ser oferecido pelo sacerdote, no caso Samuel, mas Saul achando que ele demorava para chegar, ele mesmo, Saul, decidiu oferecer um holocausto, contrariando a palavra de DEUS. No pretexto de adorar a DEUS, Saul desobedeceu a palavra de DEUS.
Pense nisto meu caro amigo, pense nisto.
Olhe a resposta de Samuel a tal atitude:
13 Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu DEUS, te ordenou; pois teria, agora o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.
14 Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja principe sobre o teu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.
Meu caro amigo se você quer agradar a DEUS, obedeça sua palavra.

E lembre-se: "A BIBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Boas Vindas.

Meus caros leitores, vou tentar manter este blog, de uma maneira que inspira a leitura da bíblia por outras pessoas.
Não sou muito bom com escrita, prefiro palavras ditas, mas espero que gostem.

E logo no primeiro post, recomendo ouvirem a radio BBN (www.bbnradio.org), e estarei usando o nome do programa do Pr. Rômulo Weden Ribeiro "A BIBLIA TEM RAZÃO", como lema neste blog, porque realmente esta é uma verdade.

Que DEUS abençõe e não deixem de ler a Bíblia.

Forte abraço

Nilson Chagas