Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

quarta-feira, 19 de março de 2008

I Reis capitulos 11 e 12

Capitulo 11

A recomendação dada por DEUS, não foi seguida por Salomão, o qual ficou totalmente indesculpável perante o SENHOR.
Podemos dizer que ele teve uma má influencia de seu pai, mas temos uma responsabilidade individual perante o SENHOR.
Vou destacar alguns trechos desta leitura.
Tomou Salomão mil mulheres, sendo trezentas esposas, de nações as quais o SENHOR já havia advertido pelo fato que este tipo de união faria com que elas perverteriam seus caminhos.

Pois bem, "A estas se apegou Salomão pelo amor"v2. O SENHOR JESUS, disse que não poderemos servir a dois senhores, não era possível amar as mulheres, e amar ao SENHOR e desobedecendo sua Palavra.
"Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir a outros deuses;"v3
Perseverança, uma palavra muito difícil. Começar é fácil, perseverar nem tanto.
Salomão, para agradar suas mulheres, começa edificar templos e queimar incenso a outros deuses, e curvar diante deles.
É Salomão esqueceu do SENHOR e sua Palavra, para seguir suas muitas mulheres, mas DEUS não se esqueceu do que Ele disse, e cobra por este pecado.
Por conseqüências da desobediência, Salomão perderia o reino, ele seria dividido, foram suscitados inimigos outrora esquecidos.
Você já olhou para dentro de si, e por tudo que tem feito na sua vida, para verificar se todas as coisas que tem sobrevindo não é resultado de uma vida desobediente???

Ainda neste capitulo DEUS Prepara aquele que dominaria o reino do norte (as dez tribos do norte), seu nome é Jeroboão, mas olhe o que o SENHOR diz para ele:
38 Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.
Salomão, morre, mas sabendo que depois de um inicio brilhante, termina tristemente sua vida, sabendo que deixará um futuro nebuloso para toda Israel. Ele ainda tentou matar Jeroboão, até nisto ele esqueceu, que quando Deus determina, ninguém poderá impedir. Triste fim.

Capitulo 12

Roboão assumi o reino do lugar de seu pai, Salomão, como rei em Israel.
E DEUS mostra que ele pode fazer cumprir toda a sua vontade.
Vejamos que loucura foi o procedimento deste rei.
Em uma questão muito importante que ele deveria decidir, primeiro toma conselho com os mais idosos, que estavam junto com Salomão em seu reinado. Quem conviveu tanto tempo com o homem mais sábio de toda a terra, com certeza deve ter aprendido alguma coisa. Mas ele prefere ouvir o conselho dos mais jovens, daqueles que cresceram junto com ele. Leia e veja o absurdo que houve aqui.
Por uma atitude tão estúpida, ele causou uma revolta, quase uma guerra civil.
Mas visto que era a vontade de DEUS, que tudo isto acontecesse, não lhe foi permitido guerrear.

Mesmo no tempo de Davi podemos lembrar que havia uma certa desavença entre os reinos do norte, e o reino do sul (Judá), pois bem agora o reino está rachado de vez.
E como DEUS havia falado, colocou Jeroboão para reinar.
Vocês lembram do que DEUS disse a ele??? Porque Jeroboão parece ter esquecido.
Visto que o povo tinha Jerusalém como a terra da habitação de DEUS, onde Ele santificou o templo para levar o seu nome. Ele ainda queriam descer para lá e adorar a DEUS.
Jeroboão com medo (medo???), ele pensava que o povo indo para Jerusalém acabaria se inclinando para Roboão e pudesse as vezes até matar ele.

Se pensarmos humanamente, ele poderia estar certo. Mas tendo em vista o que DEUS havia dito a ele, não haveria porque duvidar, pois bem, mais um que resolveu voltar as costas a Palavra do SENHOR, e perdeu bençãos em sua vida.
Estou aqui me lembrando do SENHOR JESUS dizer - "Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á." Mateus 16:25

Este homem com medo de perder o reino e a vida, preferiu cometer os mesmos erros que fizeram Salomão perder o reino. Fez dois bezerros e edificou lugares para o povo adora-los, dizendo que eles foram os deuses que os livraram da terra do Egito.
Sem comentários.

Ao vermos nestes capítulos, atitudes tão impensadas e néscias. Podemos recriminar e condenar estes três homens.

Mas quando olhamos para nós mesmos, não nos vemos muito diferentes deles.
Será que o caro amigo leitor pode dizer que cumpre os mandamentos do SENHOR???

"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7
"Nisto conhecemos que amamos os filhos de DEUS; quando amamos a DEUS e praticamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de DEUS: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos," I João 5:2-3

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

Nenhum comentário: