Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

quarta-feira, 16 de abril de 2008

II Reis capitulo 5 parte a

Dedicarei esta postagem a este rico capitulo, uma das mais belas passagens Bíblicas que trazem o real sentido do evangelho.
Vamos a ele.

Capitulo 5

Naamã, com todas suas credencias (v1), tem um porém na sua vida, leproso.
Notem que na Bíblia, lepra é um símbolo do pecado. Assim como a expectativa do leproso era a morte, assim o pecado conduz para um morte espiritual. E mesmo que a pessoa seja a mais rica ou a mais pobre, a mais bem sucedida ou fracassada, não importa, o porém do pecado existe em todos.


Uma menina, na sua simplicidade como é o evangelho, leva a boa noticia a seu senhor, já que era uma escrava, de que em Samaria existe um homem de DEUS que pode cura-lo da lepra. QUE BOAS NOVAS!!!!

Interessante que Naamã, vai ao rei da Siria, ao rei de Israel, mas não ao homem que foi indicado para a menina. E mais ainda o fato de uma escrava de um sirio, saber quem poderia cura-lo, mas o rei de Israel não.

Pois bem meu caro leitor, o evangelho de DEUS que salva, esta na boca dos simples. PENSE NISTO!!

Eliseu, repreende o rei de Israel e manda chamar Naamã. Que veio para ter com o homem de DEUS, trazendo vestes festivais, ouro e prata, ele estava disposto realmente pagar pela sua cura. Não somente isto, veio com toda luxúria e soberba para obter sua cura.

Mas o homem de DEUS, manda seu moço (um aprendiz) dar o recado "banha-te sete vezes no rio Jordão". Uma mensagem simples, vindo novamente de uma pessoa simples. Que foi prontamente recusada por Naamã.

Não é de estranhar a atitude de Naamã, que estava indo embora com sua lepra e esperar a morte. Visto que muitas pessoas ouvem a simplicidade do evangelho, que pode tirar o pecado, e salvar a alma, e mesmo assim voltam para a sua vida sem resolver o problema do pecado.

Naamã, estava indo embora, porque ele tinha em mente como ser curado, ou seja ele chegou com a solução pronta, e por isto não aceitou o que foi dito pelo profeta, leia o pensamento dele:
v11 Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu DEUS, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.
v12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.
Mas graças ao bom DEUS, Naamã tinha verdadeiros amigos, que ao contrário do que muitos costumam fazer e incentivar o erro, disseram:
v13 Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.
Justamente, tem tantas pessoas dispostas a fazer o difícil, quando poderia fazer o correto, que é muito mais fácil.

E quando Naamã desceu, não somente do seu cavalo e para as águas barretas do Jordão, mas principalmente do seu orgulho, vocês prestaram atenção quando ele disse - "Pensava eu", e fez "conforme a palavra do homem de DEUS", e mergulhou as sete vezes no rio Jordão, não somente foi curado, mas sua pele ficou como de uma criança. Este é o simbolo do novo nascimento, sim o mesmo nascimento que o SENHOR JESUS disse para Nicodemos, "Se não nascer de novo não pode ver o reino dos céus" João 3v2

Ele volta agora para o homem de DEUS, curado e transformado, não para pagar, mas para agradecer, e quer dar os presentes a Eliseu, que recusa e vamos falar disto amanhã.

Viu a diferença?? Antes suas posses, ele queria pagar, mas agora elas se tornaram dádivas.

Meu amigo não adianta tentar pagar nada a DEUS, que isto não tem valor diante dele. O que importa é realmente fazer tudo conforme sua Palavra.

Eliseu pode dizer para Naamã - "Vai te em paz", você já tem ouvido isto do SENHOR?

No dia de amanhã na permissão do SENHOR estaremos pensando no decorrer deste capitulo.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom Dia!
Olha uma amiga me passou o endereço do seu blog, e tenho lido diariamente, e cada dia o SEnhor tem falado ao meu coração através dessas postagens
Glória a Deus pela tua vida meu irmão, e o Senhor multiplique esse dom que Ele te entregou.

Fica na paz do SEnhor.