Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

segunda-feira, 12 de maio de 2008

II Reis capitulos 16 e 17

Capitulo 16

Este capitulo se resume, ao fato de um péssimo rei em Judá, que seguiu os passos dos reis de Israel.
Abriu uma imensa brecha em seu reino, que foi pago com utensílios da casa do SENHOR.
O desejo de Davi e Salomão de ter um lugar onde DEUS pudesse ser invocado, aos poucos sendo deteriorados, por pessoas que sem nenhum cuidado e zelo para com DEUS, levaram o povo do SENHOR a uma situação moral e de compromisso com DEUS, longe, cada vez mais longe.

Digo a todos, e a mim mesmo, tá na hora de parar, antes que o SENHOR se afaste de nós, por conta da falta de compromisso e zelo para com tudo que ele deixou para nós.

Capitulo 17

De tanto plantarem, colheram. Colheram os frutos de seus pecados e o fato de terem negado a DEUS, como SENHOR da sua nação, e por conta disto o rei assirio leva Samaria cativo, e determina sua tomada.

É assim que acontece, se dá brecha, e uma hora a casa cai.
Cuide melhor de sua vida espiritual antes que seja tarde demais.

Nos versos sete em diante, vemos a causa do cativeiro de Israel ( e sou obrigado a reproduzir tudo na integra).

v7 Porque sucedeu que os filhos de Israel pecaram contra o Senhor seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.
v8 E andaram nos estatutos das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.
v9 E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o Senhor seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.
v10 E levantaram, para si, estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes.
v11 E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o Senhor expulsara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o Senhor.
v12 E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas.
v13 E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
v14 Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.
v15 E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.
v16 E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
v17 Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira.
v18 Portanto o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá.
v19 Até Judá não guardou os mandamentos do Senhor seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram.
v20 Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.
v21 Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao Senhor, e os fez cometer um grande pecado.
v22 Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles;
v23 Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.

E por tudo isto, o rei da Assiria, colocou outros povos para habitar na terra de Samaria, e o povo desta terra, misturava a adoração aos seus deuses e idolos, com o culto ao verdadeiro DEUS.

Por esta razão, encontramos no novo testamento, a inimizade entre os judeus e os samaritanos. Esta mistura descaracterizou os samaritanos como sendo o povo de Israel.

A história do povo de Israel, é um grande alerta para nossa própria vida.
Temos que ler este capitulo com muito cuidado e atenção, para termos certeza que nós mesmos não venhamos a cair em erros semelhantes.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte Abraço

Nenhum comentário: