Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

sexta-feira, 16 de maio de 2008

II Reis capitulos 22 e 23

Capitulo 22

Passada duas gerações praticamente desde Ezequias, encontramos Josias, um rei reto perante o SENHOR, ao contraio do que foi seus antecessores, pai e avô.

Tinha oito anos quando começou a reinar, talvez por isto destaca-se o nome de sua mãe, Jedida.
Realmente esta mulher deve ter dito uma enorme parcela no reinado de seu filho.
Vez ou outra, encontramos o nome de mães, com atenção maior as mães que fizeram de seus filhos bons reis.

Devo comentar também sobre a idade dele. Tudo isto porque DEUS não deixaria o reino de Judá nas mãos de outra dinastia que não fosse de Davi. DEUS jamais falha em suas promessas.

Quando Josias, um homem formado(26 anos), podia perfeitamente tomar suas decisões, nos impressionamos com a postura dele. Mas vemos aqui o cumprimento de uma promessa.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Proverbios 22v6

Pois Josias, procurou restaurar a Casa do SENHOR, simbolo de sua presença, nisto vemos o interesse dele, em estar mais próximo do SENHOR.

Nesta reforma sacerdote Hilquias, encontra o Livro da Lei (alguns acreditam ser parte de Deuteronômio).
Olha que ponto chegou o povo de Judá, não sabiam onde esta o Livro da Lei, e estava ali, na Casa do SENHOR.
Antes de julgar este povo, te pergunto, você sabe onde esta o Livro da Lei?? Não será você também um ausente da casa do SENHOR??

Quando Josias, ouve o que esta escrito no Livro, ele muito se indigna, como o povo se afastou de DEUS e dos seus mandamentos.
v13 Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.

Ao consultar a profetisa Hulda, ele ouve a dura sentença contra o povo, pelo fato deles terem se esquecido do SENHOR.
Por conta da atitude de Josias, DEUS garantiu que ele não veria tal mal, e que isto não sucederia no seu reinado.

Capitulo 23

Josias continua a restauração do povo neste capitulo.
Ele destrói, todos altares, os altos montes, imagens, ídolos, extermina os profetas, e todo tipo de contaminação que pudesse haver em seu reino.
Resultado de um compromisso firme ao lado de DEUS.
V3 E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.

Quer retirar de sua vida, tudo aquilo que te empede de ser abençoado por DEUS? Tome uma decisão firme em seu coração, apegue a Lei do SENHOR, e não suma de sua Casa (presença).

Neste capitulo se cumpri uma promessa dita 300 anos antes (I Reis 13). A palavra de DEUS é maravilhosa, obrigado SENHOR.
Inclusive Josias encontra os ossos do homem de DEUS, ele os enterrou.

A Páscoa, o maior evento da história de Israel, volta a ser celebrado. Até a libertação deles da terra do Egito, eles haviam deixado para trás.
Josias volta a celebrar a Páscoa, como não se via desde os tempos dos juízes.

Leia esta passagem:
v24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.
v25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
v26 Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado.
v27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.

O texto se explica por si.
Josias morre, por um batalha ou uma má investida contra o rei do Egito, Faraó-Neco.

Jeoacaz, reina em seu lugar, reinou três meses. Bem feito. rsrsrs
Como após um reinado como foi o de Josias, ele consegue se perverter?? Teria alguma coisa sua mãe haver com isto, Hamutal??
A verdade é uma só, cada cabeça sua sentença. Todos tem suas escolhas.

Meu caro amigo ouvinte, você tem sua escolha. Neste capitulo, temos um rei que determinou seu coração para seguir ao SENHOR, e logo depois um outro que negou a tudo isto.
O problema não esta na Palavra de DEUS, mas sim nas pessoas que estão esquecendo ela debaixo da poeira de suas estantes.

E Lembre-se: "A BÍBLIA EM RAZÃO"

Forte abraço

Nenhum comentário: