Seja Bem-Vindo
"A BÍBLIA TEM RAZAO"
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Ultimo Post deste Blog
Estarei encerrando as atividades deste blog, mas não deixarei de escrever.
Visto que para comentar longos capitulos como tenho feito, exige muito tempo, e infelizmente ainda sou escravo dele, estarei publicando alguns dos estudos que continuamente tenho que fazer.
Através do site www.amados.com.br, todos poderão acompanhar os escritos. Estarei divulgando também os blogs que estarei escrevendo.
Ainda esta semana manterei aberto o blog.
Agradeço a todos e estou aguardando vocês.
Forte abraço
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Nilson Chagas
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Reflexão
“...Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?”
(Romanos 3:3)
Creio que todas as tristezas por que passo são fruto da incredulidade. Se eu sempre cresse que todo o passado está perdoado, que há suficiência de poder para o presente, e que o futuro está cheio de esperança, como poderia deixar de ser feliz? Pois estes fatos são imutáveis, e não se alteram com as minhas oscilações, nem falham porque eu, por incredulidade, tropeço ante a promessa; eles permanecem firmes e claros - seus picos tocam a eternidade, suas bases estão alicerçadas na Rocha de Deus. O monte Branco não se torna em névoa ou miragem porque o alpinista está com vertigens. - James Smetham
Será de admirar que a resposta não venha, se, por incredulidade, nós vacilamos diante da promessa de Deus? Não que a fé mereça uma resposta, ou que conquiste a resposta, ou opere a resposta; mas é que Deus exigiu o crer como condição do receber, e o Doador tem direito soberano de escolher seus próprios termos, ao dar. - Samuel Hart
O incrédulo argumenta: “Como pode ser isto ou aquilo?” Ele está cheio de “comos”; mas a fé tem uma grande resposta a todos esses “comos”, e a resposta é Deus! - C.H.M.
Ninguém realiza tanto em tão pouco tempo, como quando está orando.
Alguém disse: “Se surgisse na terra um homem que cresse inteiramente, a história do mundo poderia mudar.” E essas palavras estão de acordo com o pensamento do Senhor Jesus, expresso em seus ensinamentos sobre a oracao.
Você não quer, pela providência e direção de Deus, ser essa pessoa? - A. E. McAdam
A oração sem fé degenera em rotina sem objetivo ou em oca hipocrisia. A oração da fé é sustentada pelo poder de Deus. Se todo o seu ser não está acompanhando a extensão da sua súplica, é melhor não orar, ou então não orar até que haja essa correspondência. Quando a verdadeira oração é proferida, a terra e o céu, o passado e o futuro dizem “amém”. Era assim que Cristo orava. - P. C. M.
Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus!
(Extraído “Mananciais no Deserto - Volume 1”)
Blog e Site 180dC - www.180dc.com
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Efésios 6:4
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
Efésios 6:4
Pensamento: Em Malaquias 4:5-6 está escrito: " Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do SENHOR. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrario eu virei e castigarei a terra com maldição". Vamos realizar esta promessa nos nossos lares, criando e corrigindo nossos filhos – com equilíbrio entre amar e corrigir. Não vamos fazer a nossa fé tão cheia de regras e restrições que se torne impossível para nossos filhos ouvir que são filhos queridos, e que estamos felizes com eles! Não vamos conceder-lhes tanta liberdade a ponte de fazê-los se sentir negligenciados e inseguros. Vamos nos dedicar a eles e rogar que Deus os ajude a se dedicarem ao nosso lar e ao lar que eles têm com o Senhor!
terça-feira, 22 de julho de 2008
1 Coríntios 6:19-20
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.
1 Coríntios 6:19-20
Pensamento: Incrivelmente, Paulo afirma que Deus habita dentro de nós através do seu Espírito, assim como habitou no Templo em Jerusalém. Deus nos tornou aceitáveis para habitar dentro de nós com grande custo pessoal – a morte do seu Filho! Como podemos recusar honrar sua santa presença em nós? Como podemos escolher não viver uma vida santa em resposta à sua graça?
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Salmos 34:1
“Bendirei ao Senhor em todo tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.”
(Salmos 34:1)
Escuta!
Eu sou o Senhor teu Deus; haveria alguma coisa difícil demais para Mim? Eu sou a Luz do mundo e as trevas mais negras nunca seriam capazes de sombrear essa LUZ.
Serei para ti uma coluna de nuvens durante o dia e a mesma coluna de fogo durante a noite. Tanto na claridade do dia, como na escuridão da noite, eu estarei perto de ti.
Nas tuas alegrias, tu te regozijarás em Mim; e nas dificuldades o Meu amor por ti será tão inconfundivelmente real como um incandescente pilar de fogo. Sim, como fui com Israel, e ainda mais, Eu serei por ti. Pois Eu prometi dar-te os desejos do teu coração, e até as nações por herança? (Salmos 2:8)
Não deixes o temor embaraçar-te. Porque aquele que duvida, não alcança. Conserva o teu coração na simplicidade e cada pensamento estranho, tu o expulsarás em Meu Nome, porque vem do inimigo.
O adversário sabe muito bem que, contra uma fé pura ele não pode prevalecer. Se satanás quiser ter sucesso em semear a dúvida, teria antes de tudo de deter as bênçãos do céu no meio do povo de Deus, e anular o testemunho dos perdidos.
Portanto, segura com todas as forças, a tua profissão de FÉ, porque haverá para ti uma grande recompensa. Portanto, Louva-me continuamente, porque o LOUVOR gera a FÉ, E DEUS HABITA NO LOUVOR DO SEU POVO.
Se algum dia parecer a teus olhos que estou longe de ti, LOUVA-ME! Se alguma vez sentires que há sombra em derredor, só existe uma alternativa: Tens negligenciado o LOUVOR QUE ME É DEVIDO.
Ama-Me; derrama a tua adoração e o teu louvor. Fica bem certo disto;
O AMOR NUNCA FALHA.
Eis a atração que Me põe a teu lado: AMA-ME. Aquele que Me vê mais nítida e perfeitamente, é aquele que Me ama com mais dedicado amor.
(Frances Roberts)
Grupo de Intercessão 180dC
www.180dc.comsexta-feira, 18 de julho de 2008
I Crônicas capitulos 26, 27, 28 e 29
Enfim estou conseguindo chegar ao final do livro de Crônicas.
Para não me tornar muito repetitivo, vou sintetizar os quatro últimos capítulos.
Nos capítulos 26 e 27, continuamos vendo todo zelo, cuidados e a grandeza da obra do templo.
Mas no capitulo 28 se da o inicio de transição, passagem do reino de Davi para seu filho Salomão.
v6 e me disse: Teu filho Salomão edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para me ser por filho, e eu lhe serei por pai.
v7 Estabelecerei o seu reino para sempre, se ele perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como o faz no dia de hoje.
A necessidade de permanecer firme nos mandamentos do SENHOR durante todos os dias, é o secreto para uma permanência eterna. Mas mesmo assim isto independe das obras feitas pelas mãos do rei, e firmavam na misericórdia de DEUS, que não julga segundo os feitos dos homens mas conforme a graça que brotam do Seu Trono.
Davi reservou uma grande oferta para ser depositado no templo, vou transcrever o texto que fala por si mesmo (Capitulo 29):
v2 Eu, pois, com todas as minhas forças tenho preparado para a casa de meu Deus o ouro para as obras de ouro, a prata para as de prata, o bronze para as de bronze, o ferro para as de ferro e a madeira para as de madeira; pedras de oberilo, pedras de engaste, pedras de ornato, pedras de várias cores, toda sorte de pedras preciosas, e mármore em abundância.
v3 Além disso, porque pus o meu afeto na casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho, eu o dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
v4 três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata refinada, para cobrir as paredes das casas;
v5 ouro para as obras e ouro, e prata para as de prata, para toda a obra a ser feita por mão de artífices. Quem, pois, está disposto a fazer oferta voluntária, consagrando-se hoje ao Senhor?
v6 Então os chefes das casas paternas, os chefes das tribos de Israel, e os chefes de mil e de cem, juntamente com os intendentes da obra do rei, fizeram ofertas voluntárias;
v7 e deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos e dez mil , dracmas de ouro, e dez mil talentos de prata, dezoito mil talentos de bronze, e cem mil talentos de ferro.
v8 E os que tinham pedras preciosas deram-nas para o tesouro da casa do Senhor, que estava ao cargo de Jeiel, o gersonita.
v9 E o povo se alegrou das ofertas voluntárias que estes fizeram, pois de um coração perfeito as haviam oferecido ao Senhor; e também o rei Davi teve grande alegria.
Antes de terminar esta primeira parte do livro com a proclamação de Salomão como rei e a morte de Davi, temos um oração de Davi:
v10 Pelo que Davi bendisse ao Senhor na presença de toda a congregação, dizendo: Bendito és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.
v11 Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.
v12 Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
v13 Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome.
v14 Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
Escrevi parte desta oração, para observarmos que Davi tinha plena conciencia, do fato que tudo pertence a DEUS, e se eles puderam ofertar algo ao SENHOR, é porque tudo vem dEle.
Muitas pessoas se orgulham do que podem fazer. Esquecem muitas vezes, que se DEUS não permitir, nada podemos fazer.
Outras, acham que DEUS deve algo para elas, por terem feito ou dado algo a Ele. Esquecem que é de DEUS toda prata e ouro.
Nossas obras nada valem diante de DEUS para nossa salvação, mas uma vez salvo, deveriamos ofertar tudo que temos a DEUS em forma de gratidão.
A fé deve ser seguida de obras, mas com as obras não obtenho a fé.
E lembre-se: "A BIBLIA TEM RAZÃO"
Forte Abraço
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Romanos c8v26
“...Não sabemos orar como convém...”
(Romanos 8:26)
A maioria dos problemas que nos deixam perplexos em nossa experiência cristã não passa de resposta a orações nossas. Pedimos paciência, e o Pai nos manda aqueles que nos provam ao extremo; pois a “a tribulação produz a paciência”.
Pedimos submissão, e Deus nos manda sofrimentos; pois aprendemos a obediência por aquilo que padecemos.
Pedimos para tirar de nós o egoísmo, e Deus nos dá oportunidades para nos sacrificarmos, pensando nos outros e dando a vida pelos irmãos.
Oramos pedindo força e humildade, e um mensageiro de satanás vem afligir-nos até que ficamos prostrados no pó clamando para que ele seja afastado.
Oramos: “Senhor, aumenta a nossa fé”, e o dinheiro cria asas; ou as crianças ficam doentes; ou nos chega um tipo de prova até agora desconhecido e que requer o exercício da fé numa situação que é nova para nós.
Oramos para ter a natureza do Cordeiro, e recebemos um quinhão de serviço humilde e insignificante, ou somos prejudicados sem que devamos pedir reparação; pois ele como cordeiro foi levado ao matadouro; e... não abriu a sua boca.
Buscamos mansidão, eis que surge uma verdadeira tempestade de tentações para levar-nos à aspereza e irritabilidade. Desejamos um espírito quieto, e cada nervo do nosso corpo é esticado até à máxima tensão, a fim de que, olhando para ele, possamos aprender que quando ele nos aquieta, ninguém nos pode perturbar.
Pedimos amor, e Deus nos envia sofrimentos maiores e nos coloca junto a pessoas aparentemente desagradáveis, e deixa-as dizer coisas que nos irritam os nervos e magoam o coração; pois o amor é paciente, é benigno, o amor não se conduz inconvenientemente, não se exaspera. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha. Nós pedimos para ser semelhantes a Jesus, e a resposta é: “Provei-te na fornalha da aflição”. “Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos?” “Podeis vós...?”
O caminho para a paz e a vitória é aceitar cada circunstância, cada provação, como sendo diretamente proveniente da mão de um Pai de amor; é viver nos lugares celestiais, acima das nuvens, na presença do Trono, e contemplar, da Glória, o nosso lugar, como escolhido pelo amor divino.
Grupo de Intercessão 180dC
"...E orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5:16)
terça-feira, 8 de julho de 2008
Mateus c6v20
Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Mateus 6:20
Pensamento: Onde está seu tesouro? Como você está investido em segurança a longo prazo? Por que não assegurar que seus investimentos importantes tenham um grande retorno?
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Efésios c6v24
A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.
Efésios 6:24
Pensamento: Efésios contem algumas das maiores declarações na Bíblia inteira sobre a graça de Deus. Esta, no entanto, talvez seja a mais rica de todas. A graça é oferecida a nós, quer aceitemos, quer não. Mas, a graça está conosco em rica abundância e bênçãos enquanto amamos Jesus e agarramo-nos ao seu amor com fé firme que não desiste.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Mateus c6v25
Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?"
Mateus 6:25
Pensamento: Deus dá beleza às flores e vida à grama. Ele enviou seu Filho do Céu para nos salvar. Então, com certeza ele vai nos dar o que precisamos até irmos morar com ele!
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Gênesis c6v8
A Noé, porém, o SENHOR mostrou benevolência.
Gênesis 6:8
Pensamento: Esta passagem nos lembra do que Deus disse a Jesus na hora do seu batismo – em quem me agrado! Mesmo no meio da cultura pecaminosa nos tempos de Noé, Deus conseguiu achar o único coração leal a Ele e usar Noé e sua família para abençoar e prover um futuro para o mundo. Que cada um de nós sejamos tal pessoa nos nossos dias. Você pode imaginar a diferença que faria se cada um de nós decidisse ser um Noé?
segunda-feira, 30 de junho de 2008
I Crônicas capitulos 23, 24 e 25
Vemos os cuidados com o serviço que deveria haver na Casa do SENHOR.
Contados, atitude não condenada, os levitas e todos os que serviriam.
O numero de pessoas envolvidas é de espantar, parece uma organização para a guerra.
Temos funções e turnos deste os porteiros, cantores, superintendentes até os sacerdotes, Tudo para que o serviço do SENHOR fosse continuo.
O descaso com o fator reunião e serviço em nossos dias, é de dar tristeza.
Temos lugar em que um faz tudo, outros em que ninguém quer fazer nada, e pessoas que não eram para estar naquele cargo, fazendo algo que não foi capacitado para fazer.
Depois perguntamos porque as pessoas não se aproximam de DEUS??
Porque o trabalho de ministrar na presença do SENHOR, nos diversos serviços que existem tem sido negligenciado e feito relaxadamente.
Meditemos no apreço de Davi ao designar o serviço na Casa do SENHOR, e meditemos como o serviço de nossas igrejas tem sido desempenhado.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO".
Forte Abraço
domingo, 29 de junho de 2008
I Crônicas capitulos 21 e 22
Falando nisto vocês ouviram nosso podcast?? Não?? clique aqui.
Capitulo 21
Voltando a nossa narrativa após exilio, este ocorrido descrito em II Samuel 24, ganha um nova visão aqui em Crônicas.
Enquanto no livro de Samuel, creditava o ocorrido ao Senhor, mas aqui vemos o escritor mencionar uma ação satânica.
Pela experiência que tenho e o pouco conhecimento, o problema ocorrido aqui é soberba.
A soberba é o pecado que satanás mais se agrada, e um que DEUS abomina.
Homens provaram de quedas profundas, por conta de sua soberba. Titanic, Beatles, Tranquedo Neves e outros são exemplo disto (clique aqui ou me peça por email o arquivo).
Pois, por conta do pecado caíram 70 mil do povo de Israel.
Davi, se arrependeu e deu provas disto.
Ele oferece um sacrifício a DEUS, na eira de Ornã. Que ofereceu para ele o terreno, mas interessante a resposta de Davi.
v24 Mas o rei Davi disse a Ornã: Não, antes quero comprá-lo pelo seu valor; pois não tomarei para o Senhor o que é teu, nem oferecerei holocausto que não me custe nada.
Tantas pessoas querem ter uma vida mais próxima de DEUS, e voltar para Ele, mas não estão dispostas abrir mão de nada em sua vida. Querem tudo sem custo nenhum em sua vida, desejam que as coisas continuem da mesma maneira.
Digo isto porque recentemente estive num "show" do Diante do Trono. E fiquei impressionado com o numero de pessoas que estava ali, com suas mãos levantadas, e clamando o nome de DEUS, mas não estavam dispostos a mudar nada em sua vida.
Deixo que o leito medite sobre isto.
Capitulo 22
Começa a narrativa para a grande obra que haveria de acontecer, a Casa do SENHOR.
Por momento, destaco estes versiculos:
v11 Agora, meu filho, o Senhor seja contigo; prospera, e edifica a casa de Senhor teu Deus, como ele falou a respeito de ti.
v12 Tão somente te dê o Senhor prudência e entendimento para governares sobre Israel, e para guardares a lei do Senhor teu Deus.
v13 Então prosperarás, se tiveres cuidado de guardar os estatutos e os juízos que o Senhor ordenou a Moisés acerca de Israel. Esforça-te, e tem bem ânimo; não temas, nem te espantes.
Depois entendemos bem a resposta de Salomão, quando o SENHOR permitiu que ele escolhesse o que desejasse.
A influencia dos pais nos filhos, é algo grande, principalmente a figura paterna.
Não vou estender este assunto aqui, quem sabe no site www.amados.com.br, em um artigo. Mas a figura do pai, é a primeira referencia que o filho tem de DEUS.
Fica aqui a meditação de hoje.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO".
Forte abraço
sábado, 28 de junho de 2008
Salmo 34.4
"Busquei o Senhor e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores”.(Salmo 34.4)
Com Ele temos tudo! Isto porém não quer dizer que o Senhor responde a todos os seus pedidos pessoais, mas Ele responde a você de tal forma que de repente você passará a enxergar tudo de uma outra maneira. Preocupamo-nos com questões insolúveis, talvez tenhamos noites de insônia por causa de problemas que não conseguimos solucionar. De vez em quando soltamos um gemido, de vez em quando fazemos uma oração, mas não conseguimos resolver o problema, e, por fim, tudo gira exclusivamente em torno desse assunto que tanto nos aflige. Mas, talvez depois de muito tempo, começamos a buscar o Senhor, e isto de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento. Invocamos sinceramente ao Senhor e não temos pressa em nos afastar da Sua presença – e, de repente, Ele responde. Ele responde em sua alma, você sente em seu coração que Ele está com você. E enquanto você recebe a certeza de que Ele está presente, você é liberto de todos os fardos que carregava. Que experiência maravilhosa! Aqueles que buscam ao Senhor são cercados por uma barreira de proteção invisível, e isso se nota imediatamente. A Bíblia o descreve como segue: "A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles”.
W.M.
Eclesiastes 2:1-2
Disse eu no meu coração: Ora, vem, eu te provarei com a alegria; portanto, goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. Do riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? (Eclesiastes 2:1-2).
MORTE PELO DIVERTIMENTO?
Essa era a manchete de um jornal, no qual foi publicada a seguinte reportagem: "O cenário das drogas está mudando. Está aumentado muito o número de consumidores da classe média, inclusive pessoas em posição de liderança. Brincar com fogo agora é uma nova forma de entretenimento. Para muitos membros da alta sociedade, que procuram divertimento em todas as áreas da vida, a emoção que conseguem com as drogas é parte de suas rotinas diárias. Muitos jovens não vêem sentido na vida e buscam aventura, indo aos limites da morte. Essa é uma triste realidade."
Existe uma séria realidade que se segue à morte: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo" (Hebreus 9:27). Mas podemos ficar agradecidos por esta não ser a única.
Existe uma vida que vale a pena antes da morte. Uma vida com Jesus Cristo tem um propósito permanente. Não é uma experiência temporária de "diversão”. O próprio Senhor Jesus disse: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (João 10:10).
Existe uma vida após a morte que não é de condenação no inferno. Quem receber a Jesus Cristo enquanto viver na terra permanece em comunhão com Ele por toda a eternidade. "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá” (João 11:25-26).
Extraído do Livro “Boa Semente”.
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Efésios 5.16
“Remindo o tempo, porque os dias são maus”.(Efésios 5.16)
É contraditório o que vemos hoje em dia: o homem moderno luta com o tempo e se queixa da falta de tempo, embora possa abreviar muitas coisas com o auxílio de máquinas. Tempo é um conceito relativo. Um produz muito mais em poucos minutos e outro leva horas para fazer a mesma coisa. Quando Paulo diz que devemos remir o tempo, ele quer enfatizar que devemos transformar nosso tempo limitado em valor eterno. Como acontece isso? Primeiramente por meio de uma vida fiel de oração. Não devemos orar ocasionalmente, mas de maneira fiel e regular. Daniel, em sua época, remia seu tempo de maneira extraordinária. O valor eterno em sua vida salta aos olhos. Por quê? Porque ele era um homem de oração. Ele orava três vezes ao dia, e isso em horários determinados. Por isso, as coisas eternas e infinitas brotavam e aconteciam em sua vida.
Uma pessoa que ora também tem condições de se aquietar. Isso o inimigo teme muito, porque Paulo diz: “... e a diligenciardes por viver tranqüilamente”.No silêncio, o Espírito de Deus fala a nós, nos convence e nos disciplina, e nos leva a buscar a purificação dos pecados do passado, através do sangue de Jesus.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Gálatas 5.6
"Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão, tem valor algum, mas a fé que atua pelo amor”.(Gálatas 5.6)
Em um primeiro momento, devemos reconhecer que a provação da nossa fé é de vital importância, porque o próprio Deus prova nosso coração. Davi diz no fim da sua vida: "Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas”.E no que diz respeito ao futuro, a grande prova ainda está por vir, quando deveremos comparecer diante da Sua face. Se você hoje examina sua fé de verdade, e com sinceridade e espanto você nota que lhe falta tudo, que lhe falta poder, vitória, alegria, frutos espirituais, e você têm de concluir que sua fé não tem resultados, que ela não é uma fé ativa, então me permita agora dizer com base na Palavra de Deus que a verdadeira essência da sua fé nem existe. Que essência? O amor! "Todos os vossos atos sejam feitos com amor”.Só uma fé assim tem valor diante de Deus. Quando Paulo fez a advertência de que todo o nosso agir deve ser impulsionado pelo amor, ele sabia que uma fé grande só pode ser uma fé ativa e frutífera quando o nosso primeiro amor a Jesus nos leva a fazer as coisas. Sua fé é ativa por meio do amor a Jesus Cristo, ou você tem uma fé morta?
sábado, 14 de junho de 2008
Salmo 23.4
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam”.(Salmo 23.4)
Se pela fé o seu coração encontra consolo nas promessas de Deus, então você segue o caminho dos Seus mandamentos, o que quer dizer que você está interiormente curado da sua incredulidade, como diz o profeta Jeremias. Naturalmente as tentações não deixarão de existir. E evidentemente muitas vezes esse caminho fica escuro, mas "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum”.Em outras palavras: a vereda plana, o caminho da justiça muitas vezes conduz a um vale de sombra e morte. Talvez você, que agora está lendo estas linhas, se encontre bem no meio do vale da sombra da morte. O vale é escuro; você nada pode ver diante de si nem atrás de si. Você só pode olhar para cima. Mas isso basta, pois as Escrituras dizem: “... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus." Assim experimentamos e presenciamos o contrário daquilo que o diabo quer. Pois ele quer que você se amedronte no vale da sombra da morte e desanime em meio às dificuldades. Mas o Senhor quer dar a você, no meio do vale escuro, uma profunda comunhão com Ele. Sim, justamente numa hora assim o Senhor é sua luz e sua salvação! Justamente nesse momento você tem motivo para se alegrar ao invés de ficar atemorizado. W.M.
Enviado pelo irmão Francisco
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Isaias 53
Deus reivindicou a responsabilidade da morte do Seu Filho, permitindo que qualquer um reivindicasse a Sua oferta de perdão.
Enviado pelo irmão Francisco
quarta-feira, 11 de junho de 2008
II Reis 25:16 e Isaias 55:1
Sem peso, sem preço.
"o cobre de todos esses vasos não tinha peso" (II Rs. 25:16)
"... vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço..." (Is.55:1)
Quando pregamos uma salvação gratuita, muitos parecem pensar que é sem custo algum.
Considerando II Rs.25:16, concluímos que "sem peso"siguinifica que era tanto que não dava para calcular; a versão atualizada uasa a palavra incalculável. Da mesma forma considerando Is.55:1, sem preço não significa que não teve custo, mas é impagável para o homem.
Era tanto cobre que não dava para pesar! É tão caro que não dá para pagar!
Contudo podemos comprar sem dinheiro e sem preço, pois já foram pesados todos nossos pecados pela balança divina e já foram lançados na conta de um Credor rico que os pagou com Seu precioso sangue.
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados ... Mas com o precioso sangue de Cristo ..."(I Pd.1:18, 19).
"Porque fostes comprado por bom preço; ..."(I Co.6:20).
"Por esta grande salvação
Dê graças todo crente;
É digna de celebração
Agora e eternamente"
Abraços a todos aí!0
Liseu.
(irmão Liseu é da Igreja que se reúne em Santa Cruz das Palmeiras-SP)
sábado, 31 de maio de 2008
I Crônicas capitulos 19 e 20
Morre Naás, rei dos filhos de Amom. A história que se segue, me deixa boquiaberto, com os conselhos errôneos que saem da boca dos homens.
Davi com a maior boa vontade, demonstra solidariedade para com Hanum. que acabara de receber o reino.
Mas aqueles que lhe cercavam para dar conselhos, difamam Davi na sua presença. Além de humilhar os mensageiros de Davi, se prepara para a guerra, alugando carros e cavaleiros em grande quantidade, fora a ajuda dos siros.
Joabe e seu irmão Abisai, esta com o exercito de Davi, para proteger os dois lados de onde viria o ataque.
Mas a diferença entre os povos era apenas uma, e não era o numeroso exercito, e sim o SENHOR.
Palavras de Joabe:
v13 Sê forte, pois; pelejemos varonilmente pelo nosso povo e pelas cidades de nosso DEUS; e faça o SENHOR o que bem lhe parecer.Os amonitas e siros dependiam de suas forças, e o povo de Israel do SENHOR. O povos lutavam pelo acaso, mas Israel em defesa do SENHOR.
A consequencia não poderia ser outra, senão uma derrota humilhante dos amonitas e siros.
Cuidado com as vozes que te cercam, que muitas vezes te levam a tomar passos para satisfazer o seu coração, mesmo que tudo pareça favoravel, como foi o grande exercito que Hanum conseguiu ajuntar para si.
Mas o SENHOR é o grande fator de diferença. Viva na dependencia do SENHOR, e provará de grandes experiencias em sua vida.
Capitulo 20
Como já haviamos comentado, os livros das Crônicas, é uma visão pós exilio da trajetoria de Israel e seu relacionamento com DEUS.
Se enfoca muito, na necessidade de ouvir e obedecer a Palavra do SENHOR, por isto se fala muito mais das vitórias do que dos erros apresentados nos livros anteriores.
Neste capitulo, ao descrever mais algumas vitórias de Davi e seu exercito, principalmente contra os gigantes de Gade.
O captiulo começa sutilmente assim "Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra".
Para aqueles que são bons de memória, esta frase nos faz lembrar de II Samuel 12, quando Davi adulterou com Bate-Seba e matou Urias, e toda aquela história que conhecemos.
DEUS, tratou e puniu Davi por conta de seu pecado. Não existe a necessidade de anos mais tarde, continuar condenando Davi.
Muitas pessoas são assim. DEUS, o supremo e soperano esta disposto a nos perdoar.
Mas as pessoas teimam em lembrar do nosso pecado, e memso que tenhamos sido perdoados por elas, querem trazer a tona.
Ninguém é maior juiz do que DEUS, e nem tão santo. A pergunta do SENHOR JESUS foi "Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra".
Se DEUS, esta disposto a levantar, quem somos nós para jogarmos qualquer pessoa para o chão, trazendo a memória o seu pecado??
Não podemos deixar de mencionar também o fato, que a marca do pecado muitas vezes ficam.
O Crônista não deixou de mencionar, mesmo que sutilmente, naquele tempo, mas não trouxe a tona a sua condenação.
Somos pessoas que realmente perdoam?? Lembre-mos que com a medida que medirdes, também sereis medidos.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
quinta-feira, 29 de maio de 2008
I Crônicas capitulos 17 e 18
Teremos uma sequencia de fatos já escritos no livro de II Samuel.
Mas como é maravilhoso que sempre temos um aprendizado a mais, quando apreciamos a Palavra de DEUS.
Particularmente neste capitulo, após Davi ouvir que ele não construiria a Casa do SENHOR, um lugar onde a arca da Aliança pudesse repousar, já que ele habitava em uma casa de cedro e a arca numa tenda.
A resposta foi negativa da parte de DEUS, não seria Davi o construtor mas sim seu filho.
Enquanto alguns poderiam ficar frustrados, por que a resposta do SENHOR não foi exatamente da forma como se queria, Davi se alegra perante o SENHOR, e faz uma oração linda, do coração da pessoa que se alegra em DEUS.
O numero de vezes que a palavra "para sempre" deve ser observado.
v26 Agora, pois, Senhor, tu és o mesmo Deus, e falaste este bem acerca de teu servo.E DEUS tem reservado uma moradia eterna, para aquele que tem crido no SENHOR JESUS CRISTO.
v27 Agora, pois, foste servido abençoar a casa de teu servo, para que permaneça para sempre diante de ti: porque tu, Senhor, a abençoaste, e ficará abençoada para sempre.
Capitulo 18
Este capitulo é a cereja do capitulo anterior.
Sabe aquela pitada final??
As vitórias descritas neste capitulo, seria como a afirmação das promessas de DEUS, do capitulo anterior.
Você tem tomado posse das promessas de DEUS?? Ele tem dado as provas na sua vida?? Estará você pronta para a resposta que DEUS quer dar??
Enquanto vamos lendo as escrituras, vemos as maneiras mais diversas formas de DEUS agir. Mas todas com a finalidade da benção "para sempre".
O que DEUS tem reservado para nós, não é para este mundo, mas são bençãos eternas nos céus.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
sábado, 24 de maio de 2008
I Crônicas capitulos 15 e 16
Provando que o livro não é uma mera repetição dos livros anteriores, temos uma nova visão sobre a levada da arca da Aliança para a Cidade de Davi.
v2 Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente.Vemos que a intenção de Davi levar a arca na primeira vez, foi boa, mas de uma forma errada, já nesta segunda investida, não só a intenção foi boa, mas a forma também a forma correta.
v12 E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado.Davi, chama os levitas e a casa de Arão a uma santificação, e buscar ao Senhor segundo sua ordenança.
v13 Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o Senhor nosso Deus fez rotura em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança.
Há muitas pessoas que desejam se aproximar de DEUS, e até fazer algo por ele, a intenção é boa, mas a forma é errada, e DEUS tem deixado na sua Palavra a forma correta de se aproximar dEle.
v15 E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do Senhor.As vezes que o Cronista repete ou faz alusão, ao fato de realizar as cousas "conforme a palavra do SENHOR", reforça o que temos destacado neste capitulo, sobre as atitudes corretas, em de acordo com a Palavra de DEUS, mais do que somente a intenção de nosso coração.
Tanto que ao contrario da primeira tentativa, agora tudo ocorreu bem, e todo Israel estava alegre.
Bom nem todo, temos uma rápida menção sobre o desprezo de Mical. Que ao contrário de I Samuel, que descreve uma atitude dela, aqui simplesmente menciona o fato do "desprezo do seu coração".
Lembro-me de Mateus capitulo 5, quando o Senhor Jesus, não condena só a atitude em si, mas como também o intendo do coração.
Observaram como o coração foi avaliado neste capitulo??
Como anda seu coração, será que você tem matado pessoas no seu coração?? Procurado fazer da maneira como seu coração manda, contrariando a maneira correta perante DEUS??
Capitulo 16
Não vou escrever nada sobre este capitulo, mas como prova da satisfação do coração de Davi, com a presença da arca da Aliança do SENHOR, o simbolo da presença de DEUS, escrevo o salmo cantado por ele.
v7 Então naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos, louvassem ao Senhor;
v8 Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
v9 Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.
v10 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor.
v11 Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
v12 Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;
v13 Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.
v14 Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.
v15 Lembrai-vos perpetuamente da sua aliança e da palavra que prescreveu para mil gerações;
v16 Da aliança que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque;
v17 O qual também a Jacó confirmou por estatuto, e a Israel por aliança eterna,
v18 Dizendo: A ti te darei a terra de Canaã, quinhão da vossa herança.
v19 Quando eram poucos homens em número, sim, mui poucos, e estrangeiros nela,
v20 Quando andavam de nação em nação, e de um reino para outro povo,
v21 A ninguém permitiu que os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo:
v22 Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.
v23 Cantai ao Senhor em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação.
v24 Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
v25 Porque grande é o Senhor, e mui digno de louvor, e mais temível é do que todos os deuses.
v26 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o Senhor fez os céus.
v27 Louvor e majestade há diante dele, força e alegria no seu lugar.
v28 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.
v29 Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade.
v30 Trema perante ele, trema toda a terra; pois o mundo se firmará, para que não se abale.
v31 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O Senhor reina.
v32 Brame o mar com a sua plenitude; exulte o campo com tudo o que nele há;
v33 Então jubilarão as árvores dos bosques perante o Senhor; porquanto vem julgar a terra.
v34 Louvai ao Senhor, porque é bom; pois a sua benignidade dura perpetuamente.
v35 E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que louvemos o teu santo nome, e nos gloriemos no teu louvor.
v36 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao Senhor.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
sexta-feira, 23 de maio de 2008
I Crônicas capitulos 12, 13 e 14
Lendo o este capitulo, é de impressionar os números e os homens valentes de Davi, que as escrituras descreve:
v22 Porque naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como o exército de Deus.Quando DEUS faz algo, o faz completo. ELE determinou que Davi seria rei, e o confirmou de todas as maneiras, inclusive com as pessoas que se voluntariaram para fazer parte do seu exercito.
E o final do capitulo terminada dizendo, "porque havia regozijo em Israel".
Davi, o menor de sua casa, de família humilde elevado a uma posição real em Israel, onde os homens tinham prazer servir, porque era um homem segundo o coração de DEUS.
Capitulo 13
Na narrativa do desejo de Davi em trazer a arca do SENHOR, para a Cidade de Davi, que é Jerusalém, chamo atenção deste verso:
v3 E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.Eles reconheciam, que não haviam se utilizado da presença de DEUS, nos dias de Saul, porque era isto que significava a arca, presença do SENHOR, que descia entre os Querubins.
Nisto vemos a diferença de Davi e seu antecessor.
Infelizmente aqui temos também a repetição de II Samuel c6v1-11, onde a morte de Uzá, transformou a alegria em pranto.
Não vou ser repetitivo, mas DEUS, jamais deixará de ser Justo, porque ele é Santo.
Capitulo 14
Temos dois lados aqui neste capitulo.
Primeiro a convicção de Davi, na firmação de seu reino, e como DEUS o exaltou, por amor a Israel.
A vitória sobre os filisteus, foi algo fantástico, onde DEUS, agiu como o maior estrategista de guera que já existiu. E como Davi, só obteve exito por ouvir os conselhos de DEUS.
Num segundo plano, um pequeno relato de Davi e seus muitos filhos, de diversas mulheres. O que levou a ter muitos problemas dentro da sua própria família.
Já relatamos isto em outras leituras.
Mas as brechas em nossas vidas, causam estragos enormes, mesmo quando temos experiencias maravilhosas em nossas vidas.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
quinta-feira, 22 de maio de 2008
I Crônicas capitulos 10 e 11
v13 Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
v14 E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.
"Por isso o matou", não que o Senhor tenha literalmente matado a Saul e seus filhos, mas este povo tem reconhecido que a mão protetora do SENHOR o abandonaram, "por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado".
Quando abandonamos a Palavra do SENHOR, estamos saindo também debaixo da proteção do nosso DEUS. O SENHOR JESUS mencionou "quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!"Mateus 23v37
E assim se resume a história de Saul como rei, somente a sua morte e seu pecado.
Capitulo 11
Neste capitulo começa a narrativa do reinado de Davi.
Um capitulo que ressalta as vitórias de Davi e seus valentes.
Através de alguns versos, vemos a satisfação da narrativa ao mostrar a benção pelo fato da presença de DEUS.
V9 E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o Senhor dos Exércitos era com ele.
V10 E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel.
V14 E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.
Um dos mais extraordinarios comandantes de guerra, mas as suas conquistas não poderiam cobrir o fato dele ser um homem impiedoso.
Se lembrarem do inicio de II Reis, lembraram que ele fez uma escolha errada na sucessão do trono de Davi.
Por seus deslizes, que na verdade refletiam seu coração, ele não foi contado entre os valentes de Davi.
Você que tem acompanhado nosso blog, mais do que isto, tem lido a sua Bíblia diariamente.
Espero que tenha tido experiencias como esta deste povo, e mesmo que tenham sido negativas, possam reconhecer de que só há paz e tranqüilidade quando confiamos na mão do SENHOR dirigindo nossa vida.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
quarta-feira, 21 de maio de 2008
I Crônicas capitulos 7, 8 e 9
Na continuação da narrativa da descendência dos filhos de Israel, temos Issacar, Benjamim, Manassés, Efraim e Aser, povos descritos como povos de homens valentes e de guerra.
A repetição e maior detalhes da narrativa da descendência de Benjamim no capitulo 8, é para dar enfase a linhagem do rei Saul.
Entrando no capitulo 9, conseguimos entender como este povo, pós exílio consegue ter uma visão melhor o motivo da situação deles, com relação ao exílio e a perda da maior parte de seus domínios.
v1 E TODO o Israel foi contado por genealogias, que estão escritas no livro dos reis de Israel; e os de Judá foram transportados a Babilônia, por causa da sua transgressão.Muitas vezes temos que passar por certos apertos para enxergarmos os nossos erros, que nos levaram por caminhos que muitas vezes nos fizeram até chorar de arrependimento.
E mais ainda, eles sabem que não precisam ter chegado a este ponto, se tivessem guardado a palavra de DEUS.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
segunda-feira, 19 de maio de 2008
I Crônicas capitulos 5 e 6
Ao inicial a descendência de Ruben, faz-se menção do fato dele ter perdido o direito a primogenitura, por ter violado o leito de seu pai, possuindo Bila, a concubina.
E mesmo Judá, sendo o poderoso entre os irmãos (menção Bíblica), o povo de onde veio o príncipe, o direito da primogenitura foi para José.
Neste capitulo temos também a descendência de Gade. Até pelo fato destas duas linhagens terem ocupado regiões similares (transjordânia) e destinos idênticos.
v25 Porém transgrediram contra o Deus de seus pais; e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra, os quais Deus destruíra de diante deles.
v26 Por isso o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul, rei da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pilneser, rei da Assíria, que os levaram presos, a saber: os rubenitas e gaditas, e a meia tribo de Manassés; e os trouxeram a Hala, e a Habor, e a Hara, e ao rio de Gozã, até ao dia de hoje.
Capitulo 6
Levi, esta tribo escolhida para o serviço do SENHOR, no tabernáculo e no templo.
E a família de Arão também esta aqui.
v49 E Arão e seus filhos ofereceram sobre o altar do holocausto e sobre o altar do incenso, por todo o serviço do lugar santíssimo, e para fazer expiação por Israel, conforme tudo quanto Moisés, servo de Deus, tinha ordenado.
A família de Levi, não teve herança na terra, mas foi lhe dado porções de terra nas demais tribos de Israel.
Fico pensando o motivo pelo qual DEUS espalhou o povo que estava na responsabilidade de ministrar na presença de DEUS na terra prometida aos israelitas.
Será que DEUS não esta nos dizendo que ele deseja que o seu povo, a Igreja, sacerdotes reais (I Pedro 2v9), esteja no meio do povo, para levar o povo a sua presença?
O fato de Levi não ter herança nesta terra, nos faz lembrar que a Igreja, não tem herança nesta mundo, mas esta aqui para ministrar e levar o povo da terra até a presença de DEUS, releia o verso 49 deste capitulo.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
domingo, 18 de maio de 2008
I Crônicas capitulos 1, 2, 3 e 4
Visando sempre a genealogia que daria inicio a dinastia do rei Davi. Judá e seus descendentes ganha grande destaque, sobressaindo a de seus onze irmãos.
Iniciamos em Adão, e através de Sem, chegamos a Noé.
Algumas vezes nestas seqüências genealógicas, encontramos pausas para comentar sobre algum descendente.
A primeira que encontramos é sobre Ninrode (1v10). Homem afamado, e considerado poderoso sobre a terra, conhecido como o fundador da Babilônia, e segundo pesquisas na Internet, a coisas muito piores ligadas a seu nome e sua descendência (ainda não posso fazer afirmações Bíblicas sobre tal fatos, mas vale a pesquisa na rede mundial de computadores, onde á fumaça a fogo).
Temos um parentes, ao descrever os reis e principies de Edom, que ocupavam a terra, posteriormente dominada por Israel.
No capitulo 2, temos o primogênito de Judá, que o SENHOR faz questão de lembrar de sua morte, por conta de seu afronto a DEUS, seu nome era Er, e filho de mulher cananéia.
E após descobrir a origem de varios povos no capitulo 2, sem falar da menção do pecado de Acã, chamado de "o pertubador de Israel, que pecou na coisa condenada" (2v7) (Josué 7).
Encontramos com o rei Davi no capitulo 3, e conseguimos entender melhor os problemas familiares de Davi, praticamente um filho com uma mulher diferente.
E no mesmo capitulo a descendencia do rei Salomão.
Vemos que o Cronista, nos prepara para conhecermos melhor a familia real.
No capitulo 4, voltamos a genealogia dos filhos de Israel, no caso Judá, agora com uma novo seguimento.
O nome de Jabez, aparece resaltado, lendo o verso 10 sabemos bem o porque.
v9 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
v10 Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
Quando lemos todas as escrituras, estaremos cruzando com alguns deste nomes descritos aqui, e suas particularidades, "Tudo que foi escrito, para o nosso ensino foi escrito".
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
Crônicas
Mas é uma visão um pouco diferente sobre os acontecimentos descritos, visto que é contada após o exílio.
Nem tão pouco as genealogias descritas, são de pouco proveito.
Destaca-se o fato, dos escritores, desprezarem os acontecimentos com o reino do Norte, Israel, que ficou mais conhecida como Samaria, pelo fato da grande mistura com outros povos, ao ponto do reino do Sul, Judá, não considerar mais aquela parte do reino como israelita.
A maioria dos relatos se retem as glórias de Israel (Judá), e vez ou outra mencionasse alguns dos erros ocorridos neste período.
O Cronista, procura mostrar a fidelidade de DEUS diante de suas promessas e a necessidade do compromisso do povo de Israel.
Estaremos tendo o enorme prazer em ler e compartilhar com os estimados leitores, mais este maravilhoso escrito deixado a nós por DEUS.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço.
sábado, 17 de maio de 2008
II Reis capitulos 24 e 25
Caminhamos para o final do segundo livro dos Reis, e com ele os últimos momentos do estado independente do reino de Judá, lembrando que Israel já está no exílio.
No reinado de Jeoaquim, que fez o que era mau perante o SENHOR, Nabucodonosor rei da Babilônia subiu contra Judá.
E o SENHOR permitiu que bandos de diversos povos vitoriassem sobre Judá, tudo conforme seus profetas já haviam advertido.
Joaquim, filho de Jeoaquim, reinou em seu lugar e em nada diferenciou de seu pai, e tão pouco sua mãe diferenciou em sua educação.
Em seu reinado, Nabucodonosor leva todo tesouro da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei. Pensar que todo outro e riqueza que Salomão ajuntou para a glorificar a DEUS, é levado como resultado de um povo que abandonou o SENHOR e seus caminhos.
Como se não bastasse leva tudo que a de bom, os valentes, artificies, ferreiros e toda nobreza, deixando os mais pobres na terra.
Enquanto Joaquim estava no exilio, Matanias, seu nome foi mudado para Zedequias, seu tio paterno reinou em Judá.
Numa atitude ao meu ponto de ver impensada, se rebela contra o rei da Babilônia, que facilmente os oprime, simplesmente cercando a cidade e deixando que eles caíssem em miséria. Em apenas um golpe, arrasam a rebelião, e matam os filhos de Zedequias na sua frente, depois vazam seus olhos.
Gedalias, foi o governando que Nabucodonosor deixou na terra de Judá para manter as coisas em ordem. Ismael promoveu uma rebelião e mataram o governador, e vários de Judá fugiram para o Egito.
O livro termina, com a benevolência do rei Babilônico, a esta altura Evil-Merodaque, para com o rei Joaquim.
E nós terminamos este livro como um resumo, dizendo, quem se afasta de DEUS, e esquecendo de seu Livro, afastando de sua presença, está sujeita a escravidão do dominador deste mundo tenebroso e sendo subjugados pelo pecado.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO".
Forte abraço.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
II Reis capitulos 22 e 23
Passada duas gerações praticamente desde Ezequias, encontramos Josias, um rei reto perante o SENHOR, ao contraio do que foi seus antecessores, pai e avô.
Tinha oito anos quando começou a reinar, talvez por isto destaca-se o nome de sua mãe, Jedida.
Realmente esta mulher deve ter dito uma enorme parcela no reinado de seu filho.
Vez ou outra, encontramos o nome de mães, com atenção maior as mães que fizeram de seus filhos bons reis.
Devo comentar também sobre a idade dele. Tudo isto porque DEUS não deixaria o reino de Judá nas mãos de outra dinastia que não fosse de Davi. DEUS jamais falha em suas promessas.
Quando Josias, um homem formado(26 anos), podia perfeitamente tomar suas decisões, nos impressionamos com a postura dele. Mas vemos aqui o cumprimento de uma promessa.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Proverbios 22v6
Pois Josias, procurou restaurar a Casa do SENHOR, simbolo de sua presença, nisto vemos o interesse dele, em estar mais próximo do SENHOR.
Nesta reforma sacerdote Hilquias, encontra o Livro da Lei (alguns acreditam ser parte de Deuteronômio).
Olha que ponto chegou o povo de Judá, não sabiam onde esta o Livro da Lei, e estava ali, na Casa do SENHOR.
Antes de julgar este povo, te pergunto, você sabe onde esta o Livro da Lei?? Não será você também um ausente da casa do SENHOR??
Quando Josias, ouve o que esta escrito no Livro, ele muito se indigna, como o povo se afastou de DEUS e dos seus mandamentos.
v13 Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.
Ao consultar a profetisa Hulda, ele ouve a dura sentença contra o povo, pelo fato deles terem se esquecido do SENHOR.
Por conta da atitude de Josias, DEUS garantiu que ele não veria tal mal, e que isto não sucederia no seu reinado.
Capitulo 23
Josias continua a restauração do povo neste capitulo.
Ele destrói, todos altares, os altos montes, imagens, ídolos, extermina os profetas, e todo tipo de contaminação que pudesse haver em seu reino.
Resultado de um compromisso firme ao lado de DEUS.
V3 E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.
Quer retirar de sua vida, tudo aquilo que te empede de ser abençoado por DEUS? Tome uma decisão firme em seu coração, apegue a Lei do SENHOR, e não suma de sua Casa (presença).
Neste capitulo se cumpri uma promessa dita 300 anos antes (I Reis 13). A palavra de DEUS é maravilhosa, obrigado SENHOR.
Inclusive Josias encontra os ossos do homem de DEUS, ele os enterrou.
A Páscoa, o maior evento da história de Israel, volta a ser celebrado. Até a libertação deles da terra do Egito, eles haviam deixado para trás.
Josias volta a celebrar a Páscoa, como não se via desde os tempos dos juízes.
Leia esta passagem:
v24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.
v25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
v26 Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado.
v27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
O texto se explica por si.
Josias morre, por um batalha ou uma má investida contra o rei do Egito, Faraó-Neco.
Jeoacaz, reina em seu lugar, reinou três meses. Bem feito. rsrsrs
Como após um reinado como foi o de Josias, ele consegue se perverter?? Teria alguma coisa sua mãe haver com isto, Hamutal??
A verdade é uma só, cada cabeça sua sentença. Todos tem suas escolhas.
Meu caro amigo ouvinte, você tem sua escolha. Neste capitulo, temos um rei que determinou seu coração para seguir ao SENHOR, e logo depois um outro que negou a tudo isto.
O problema não esta na Palavra de DEUS, mas sim nas pessoas que estão esquecendo ela debaixo da poeira de suas estantes.
E Lembre-se: "A BÍBLIA EM RAZÃO"
Forte abraço
quinta-feira, 15 de maio de 2008
II Reis capitulos 20 e 21
Ezequias, um dos poucos reis de destaque positivo após a divisão do reino, adoeceu.
É meus amigos, enquanto estivermos aqui, estamos sujeitos a todo tipo de adversidade, independente do tipo de conduta que tenhamos, afinal, "o sol brilha sobre os bons e sobre os maus".
E esta enfermidade era de morte. Ezequias ora ao SENHOR.
A quantidade de vezes que este homem se socorre ao SENHOR, é um exemplo para nós, que muitas vezes corremos aos recursos deste mundo, limitadíssimos.
O SENHOR atende a oração de Ezequias imediatamente. O rei pede uma prova de que ele seria curado. Duvida?? Não, certeza. O Homem que busca a DEUS é assim, confia nas provas que DEUS demonstra, de que irá cumprir suas promessas.
E DEUS além de alongar a vida de Ezequias por 15 anos, recua o tempo em 10 graus, isto mesmo, a sombra da escadaria ou do relógio de sol, depende tradução, recua, incrível, para homens e não para DEUS.
E este tipo de experiencia, só temos quando o cinto aperta, a corda esta no pescoço, e confiamos inteiramente no SENHOR.
Mas leia com atenção este capitulo, e veras que esta experiencia só foi possível por conta de uma vida digna na presença do SENHOR.
Não posso exigir nada de DEUS, e continuar na vida de iniqüidade e pecado na presença do SENHOR.
Infelizmente por ingenuidade ou descuido, ele deixou que os babilônios cobiçassem e futuramente levasse o que havia de melhor de Judá para a Babilônia.
Capitulo 21
Neste capitulo temos dois péssimos reis que nem um pouco seguiram o exemplo de Ezequias, são Manassés e Amom.
E o julgamento de Judá não difere muito de Israel.
v10 Então o Senhor falou pelo ministério de seus servos, os profetas, dizendo:
v11 Porquanto Manassés, rei de Judá, fez estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e até também a Judá fez pecar com os seus ídolos;
v12 Por isso, assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que hei de trazer um mal sobre Jerusalém e Judá, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos.
v13 E estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; e limparei a Jerusalém, como quem limpa o prato, limpa-o e vira-o para baixo.
v14 E desampararei os restantes da minha herança, entregá-los-ei na mão de seus inimigos; e servirão de presa e despojo para todos os seus inimigos;
v15 Porquanto fizeram o que era mau aos meus olhos e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje.
v16 Além disso, também Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez Judá pecar, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor.
E o seu destino também não foi muito diferente, mas ainda veremos um remanescente neste reino.
Meu caro amigo leito, DEUS não retirará de sobre nós a sua régua, e um dia nossa vida estará na balança. Medite nisto.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
quarta-feira, 14 de maio de 2008
II Reis capitulos 18 e 19
Dois capítulos maravilhosos. Em meio a miséria samaritana, um total abandono do povo de Israel, vemos um remanescente no reino de Judá, um homem com o zelo do SENHOR.
A Palavra descreve este homem assim:
v5 No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
v6 Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.
v7 Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu.
O rei sirio, que assolava as nações, inclusive o reino do norte de Israel.
Mandou seus servos, e Rabsaqué, afronta a Ezequias, o povo e o SENHOR. Dizendo que quem era o SENHOR para livra-los, visto que os outros deuses não puderam livrar de suas mãos.
E com uma atitude totalmente diferenciada de outros reis, e muitas vezes de nós mesmos. Ezequias entrou na Casa do SENHOR e consultou ao profeta Isaias.
Numa nova investida do rei da Assiria, em que ele levanta a hipotese que DEUS poderia estar enganando eles.
Quando é lançado a duvida da fé, o que Ezequias faz?? Ora ao SENHOR. Observe bem o grande exemplo deste homem. Destacamos sua oração (capitulo 19):
v14 Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor.
v15 E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
v16 Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.
v17 Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
v18 E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
v19 Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus.
v27 Porém o teu assentar, e o teu sair e o teu entrar, e o teu furor contra mim, eu o sei.
v28 Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua revolta subiu aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.
E os sirios que tanto se orgulhavam pelas suas conquistas, cairam pelas mãos do SENHOR, Senaqueribe seu rei, morreu pelas mãos dos próprios filhos.
Tudo isto sem que Ezequias levantasse um só dedo.
Está passando da hora de confiarmos mais em DEUS, e deixar que ele lute por nós.
Termino este texto com o Salmo:
Sal 91:7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
segunda-feira, 12 de maio de 2008
II Reis capitulos 16 e 17
Este capitulo se resume, ao fato de um péssimo rei em Judá, que seguiu os passos dos reis de Israel.
Abriu uma imensa brecha em seu reino, que foi pago com utensílios da casa do SENHOR.
O desejo de Davi e Salomão de ter um lugar onde DEUS pudesse ser invocado, aos poucos sendo deteriorados, por pessoas que sem nenhum cuidado e zelo para com DEUS, levaram o povo do SENHOR a uma situação moral e de compromisso com DEUS, longe, cada vez mais longe.
Digo a todos, e a mim mesmo, tá na hora de parar, antes que o SENHOR se afaste de nós, por conta da falta de compromisso e zelo para com tudo que ele deixou para nós.
Capitulo 17
De tanto plantarem, colheram. Colheram os frutos de seus pecados e o fato de terem negado a DEUS, como SENHOR da sua nação, e por conta disto o rei assirio leva Samaria cativo, e determina sua tomada.
É assim que acontece, se dá brecha, e uma hora a casa cai.
Cuide melhor de sua vida espiritual antes que seja tarde demais.
Nos versos sete em diante, vemos a causa do cativeiro de Israel ( e sou obrigado a reproduzir tudo na integra).
v7 Porque sucedeu que os filhos de Israel pecaram contra o Senhor seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.
v8 E andaram nos estatutos das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.
v9 E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o Senhor seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.
v10 E levantaram, para si, estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes.
v11 E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o Senhor expulsara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o Senhor.
v12 E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas.
v13 E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
v14 Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.
v15 E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.
v16 E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
v17 Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira.
v18 Portanto o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá.
v19 Até Judá não guardou os mandamentos do Senhor seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram.
v20 Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.
v21 Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao Senhor, e os fez cometer um grande pecado.
v22 Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles;
v23 Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.
E por tudo isto, o rei da Assiria, colocou outros povos para habitar na terra de Samaria, e o povo desta terra, misturava a adoração aos seus deuses e idolos, com o culto ao verdadeiro DEUS.
Por esta razão, encontramos no novo testamento, a inimizade entre os judeus e os samaritanos. Esta mistura descaracterizou os samaritanos como sendo o povo de Israel.
A história do povo de Israel, é um grande alerta para nossa própria vida.
Temos que ler este capitulo com muito cuidado e atenção, para termos certeza que nós mesmos não venhamos a cair em erros semelhantes.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte Abraço
Retomada
Mas retomarei as edições normais.
Só que não teremos edições especiais no domingo, porque estarei escrevendo para o site www.amados.com.br.
Que DEUS nos abençoe, enquanto lemos e meditamos em sua Palavra.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço
terça-feira, 6 de maio de 2008
Esclarecimento
Primeiro tenho a dizer que estive sem computador (queimou a fonte), e segundo a opressão tem sido muita.
Mas tenho me sentido revigorado, com o animo e disposição de servir dos nossos estimados irmãos Otávio e Edna Trink.
Tão logo meu computador esteja novamente em casa (condições de uso), estarei retomando este que considero um novo ministério, com maior zelo.
Devo dizer também, que não estarei mais editando as Contradições Bíblicas.
O blog estará apenas acompanhando leituras realmente. E estes que estavam sendo como artigos, estarão disponiveis no site Amados.
Estamos estudando com o irmão Otavio a possibilidade de se tornar uma Escola Dominical.
Agradeço por todos que de uma maneira ou de outra tem contribuido e nos incentivado
Muito obrigado,
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO".
Forte abraço.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
II Reis capitulos 14 e 15
Amazias, começa a reinar em Judá, fez o que era "reto perante o SENHOR" (nome de sua mãe, Jeoadã), porém.
É uma pena, mas alguns começam bem e terminam mal.
A maneira como ele se ensorbebeceu depois da vitoria sobre os edomintas, e sua queda diante de Jeoás.
Soberba, é um dos pecados que o diabo mais gosta, ele começa a queda do homem.
Ele faz com que o homem realmente acredite que seja capaz de alguma coisa.
Em contra partida DEUS diz:
... porque DEUS resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de DEUS, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." I Pedro 5v6-7
Capitulo 15
No reinado de Azarias, onde encontramos que ele fez o que era "reto perante o SENHOR", é citado o nome de sua mãe, Jecolias. Ao contrario de outras mães já citadas, esta conduz seu filho para m bom reinado, apesar de ainda encontramos alguns poréns em seu reinado.
Estes poréns trouxeram enormes prejuízos ao povo de Israel.
Zacarias em Israel, foi mais um que fez o que era "mau perante o SENHOR". E o fato de Jeroboão ser sempre citado como exemplo de maldade e mal testemunho é de surpreender.
Mas é a pura verdade, tome cuidado, com o legado que você tem deixado para as próximas gerações.
Salum, Menaném, Pecaias e Peca, reis de Israel que não fizeram nada diferente de seus antecessores. Com isto o reino, se enfraquecia reino, após reino, dia após dia.
Por fim neste capitulo temos o reinado de Jotão, em Judá, mais um rei que fez o que era "reto perante o SENHOR", que também é citado o nome de sua mãe, Jerusa.
Mães, estão atentas ao futuro que estão encaminhando seus filhos??
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço.
domingo, 27 de abril de 2008
Mateus 22 v 37-39
v37 Respondeu-lhes Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
v38 Este é o grande e primeiro mandamento.
v 39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Te amo mais do que tudo!?!?!?
E quando partimos para o relacionamento entre pessoas, está distancia aumenta ainda mais.
Expressões como "te amo mais do que tudo", "você é tudo para mim", "te amo mais do que a minha própria vida" e até uma certa musica diz "Eu te darei o céu meu bem e o meu amor também".
Antes que alguém diga que estas frases são licenças poéticas.
Devo dizer que mentiras jamais deveriam sair de nossas bocas.
Partimos da primícia de que não há no homem a menor capacidade e garantias para o dia de amanhã.
Ou seja as palavra de amor, proferidas pelas pessoas, são em sua maioria palavras vazias e que serve apenas de engano para a pessoa que as ouve.
Atentemos para o principio Bíblico sobre o amor.
Primeiro, devemos amar a DEUS sobre todas as coisas, e ponto final.
Segundo, devemos amar ao próximo como a ti mesmo.
Ao avaliar o seu companheiro ou companheira ao seu lado, se você deseja um relacionamento verdadeiro e duradouro atente par isto.
A pessoa deve ter DEUS sobre todas as coisas. Permita um experiencia pessoal, no começo do meu casamento, deixei claro para minha esposa para que não houvesse duvidas, para evitar ciumes e estas coisas, de que antes dele vinha DEUS, meus irmãos da Igreja do SENHOR, familias (minha e dela), e depois vinha ela.
Para uma mulher sem nenhuma visão Bíblica, poderia soar no seu ouvido como uma afronta, mas para qualquer uma que tenha o menor relacionamento com o SENHOR, sabe que isto é uma garantia.
Quem tem DEUS como amor maior em sua vida, nunca faltará amor, respeito e lealdade para qualquer pessoa ao seu redor.
Mais uma coisa, se a pessoa não se ama, não se respeita e não tem o menor cuidado com sua vida pessoal e espiritual, não se iluda, que esta pessoa não demonstrara nada de melhor para você.
Observe como a pessoa se ama, a forma como ela ama sua vida, provavelmente amará também a sua.
O amor demonstrado na Palavra de Deus, e o que o homem conhece, não são compatíveis. Tome muito cuidado para não se iludir com a licença poética do mundo.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
II Reis capitulos 12 e 13
Vamos ter daqui até o final do livro uma série de relatos sobre a sucessão do trono tanto em Israel quando Judá.
Neste capitulo, sobre o reinado de Joás em Judá, destaco o verso:
v3 Tão-somente os altos não se tiraram; e o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altosEstes reis que procuravam de alguma maneira trazer o coração do povo novamente a DEUS, mas que não realizava o serviço por completa, acaba por deixar brechas, que custaram espaço territorial e a perda de valiosas riquezas, bem como os utensílios encontrados no templo construído por Salomão.
Não somente isto, mas a Arca de DEUS, que era símbolo de sua presença neste ponto simplesmente foi esquecida. Como se a presença de DEUS, em todos os atos dos reinos, não fosse importante mais.
Capitulo 13
Reinado de Jeocaz, em Israel. "Fez o que era mau perante o SENHOR", observe quantas vezes esta palavra se refere aos reis de Israel, e o resultado de tudo isto.
Em grande opressão pelo rei da Síria, Jeocaz suplica ao SENHOR. E como suas misericórdias duram para sempre, no verso 9 diz: "O SENHOR deu um salvador".
O tamanho da misericórdia e o amor de DEUS, é algo sem limites. Ainda mais quando os miseráveis pecadores, como você e eu, tem o privilégio de ser salvo pelo SENHOR JESUS CRISTO, tudo "porque DEUS amou ao mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3v16
Infelizmente, diante de tão grande amor aos homens encontramos o verso 6 que diz "Contudo, não se apartaram dos pecados".
Com atitudes como esta o povo de Israel vai minando pouco a pouco.
Reinando de Jeoás, em Israel. "Fez o que era mau perante o SENHOR".
E a sua falta de confiança se concretiza pelas ultimas palavras do profeta Eliseu.
Ele tinha tudo para que DEUS o livrasse dos seus inimigos, porém sua falta de confiança no livramento de DEUS, o limitou ao ponto que logo estava ele sendo castigado pelos sírios.
Estou me lembrando quando o SENHOR JESUS, diante daquelas pessoas que tanto necessidavam, perguntava, "Crês que posso fazer isto??", e após a resposta o SENHOR dizia "Faça-se, conforme a vossa fé".
Que não há limite no poder do SENHOR todos nós sabemos, mas a nossa fé nele tem limitado suas ações em nossas vida.
Pense que o SENHOR tem feito em sua vida conforme a vossa fé. E o motivo disto é que seu pouco conhecimento do SENHOR, tem feito que você confie menos nele, resultando também em pouca ação do SENHOR em sua vida.
"Faça-se, conforme a vossa fé", pense nisto.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
II Reis capitulos 10 e 11
Para alguém que não conheça as escrituras, e tão pouco a DEUS, pode achar muito sanguinário a atitude de Jeú.
Na frase de Jeú para Jonadabe, foi a seguinte - "Vem comigo e verás o meu zelo para com o SENHOR".
Quando temos zelo pelas coisas do SENHOR tratamos o pecado desta forma, com muito rigor.
O zelo para com o SENHOR, nos levar ter repudio pelo pecado.
Além do exterminou de toda casa de Acabe, também exterminou todos os adoradores de Baal.
Retirando de Israel o mal que tanto os afligia e oprimia.
É bem assim que deveríamos tratar o pecado, com severidade.
Mas de uma forma completa, porque infelizmente na vida de Jeú encontramos a seguinte ocorrência:
v31 Mas Jeú não teve cuidado de andar de todo o seu coração na lei do SENHOR, DEUS de Israel, nem se apartou dos pecados que Jeroboão fez pecar a Israel.Jeú, não perder o seu reino, alias DEUS preservou até a quarta geração, mas os limites de Israel foram diminuindo.
Talvez, meu caro amigo leitor, não temos perdido a benção, mas ela tem diminuído por não "andar de todo o seu coração na lei do SENHOR".
Pensando nesta questão deveríamos expulsar por completo o pecado de nosso coração, enchendo-o com a Palavra de DEUS.
Capitulo 11
Atalia usurpa o reino, matando seus próprios netos, para que ela mesmo reinasse. O que poderíamos esperar desta mulher filha de Acabe e Jezabel.
Mas não era esta nem a vontade de DEUS, nem tão pouco a promessa que ele havia firmado com Davi seu servo. Por isto providenciou livramento para Joás, e esteve escondido na Casa do SENHOR.
Em Judá, temos um sacerdote fiel ao SENHOR, e ele firma uma "aliança entre o SENHOR, o rei, e o povo, para eles serem eles o povo do SENHOR".
Em um capitulo temos a purificação, em outro a consagração.
Convoco todos os leitores, para levantarmos um altar aqui, para ser um marco para nossas vidas. Expulsemos o mal por completo de nossa vida, e façamos um aliança com o SENHOR para sermos seu povo.
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço.
domingo, 20 de abril de 2008
Efésios 2v3
...entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Todo mundo é filho de DEUS?!?!?!?
No meio de uma conversa de amigos, sai a famosa frase, "Eu também mereço, também sou filho de DEUS".
A idéia de que todo mundo é filho de DEUS, não posso afirmar de onde saiu mas tenho minhas suspeitas, uma coisa eu afirmo, não saiu da boca de DEUS (será que alguém vai fazer pedir um teste de paternidade?!??!).
Desde que DEUS se afastou de Adão por não poder conviver com o pecado, os filhos nascido dos homens, nasce a imagem e semelhança do homem, em seu estado pecaminoso e afastado de DEUS. (Romanos 5v12-21)
Graças a DEUS, que não preciso explicar muito estas questões, já que a sua Palavra é clara e não deixa dúvidas.
Paulo ao escrever aos efésios, usa expressões que não deixa dúvidas "todos nós", "como também os demais" e "por natureza, filhos da ira".
Por natureza, não somos filhos de DEUS, e ninguém esta fora desta situação. O homem não nasce para um dia encontrar com o SENHOR. Nós verso de 1 a 3, encontramos duas vezes a palavra filhos, e em nenhuma delas fala sobre ser filho DEUS.
Temos que entender para ser filho de DEUS, não é uma condição natural do homem.
Como uma mangueira, que por natureza dará mangas, uma laranjeira dará laranjas.
O fruto que brota do homem é mentira, avareza, maledicência, impureza, inveja, e toda sorte de males. Será que pode um homem assim ser filho de DEUS??
No capitulo primeiro do evangelho segundo João, onde é apresentado a pessoa do SENHOR JESUS CRISTO, como o próprio DEUS, e a unica luz capaz de iluminar todo homem. Encontramos também o nível de rejeição das pessoas.
V11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
V12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber, aos que crêem no seu nome;
V13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS.
Como pode todo mundo ser filho de DEUS, e haver uma recusa tão grande da Palavra de DEUS, e principalmente da pessoa do SENHOR JESUS CRISTO??
Mas no verso 12, lemos claramente como podemos tornar filhos de DEUS.
Esta é a unica e verdadeira forma, não existe outra forma de se tornar filho de DEUS.
E veja, que isto não provém da capacidade do homem, mas é o poder que o SENHOR JESUS CRISTO tem, de tornar um homem pecador em um filho de DEUS.
"Crês tu nisto?"
E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"
Forte abraço.